O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou, no dia 20 de maio, à Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará, do Ministério Público do Trabalho (MPT), uma denúncia de suspeita de contratação irregular em licitação para serviços de radiologia e imagem realizada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A denúncia foi direcionada à Coordenadoria de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho no Ceará (Conafret/CE).

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou, na última terça-feira (08), um ofício ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), no qual solicita aos referidos órgãos que os acadêmicos de Medicina sejam contemplados na prioridade da vacina contra a Covid-19 no Estado do Ceará. A entidade destaca que os estudantes do período de internato, ao executarem serviços de atendimento à população em hospitais e postos de saúde, também estão correndo risco de exposição ao novo coronavírus.

Após o recebimento de várias denúncias de médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, que não receberam pagamento, o Sindicato dos Médicos do Ceará notificou, no início deste mês, a Secretaria de Saúde de Maracanaú. Esta já é a segunda vez que o município é notificado por falta de pagamento aos profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará participou, na manhã desta sexta-feira (04), da  colação de grau dos estudantes de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus). Membros do Sindicato Estudantil também estiveram presentes apoiando mais essa ação.

Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última quarta-feira (02), o Sindicato dos Médicos do Ceará se coloca à disposição para colaborar com a vacinação da população cearense, em especial aos médicos que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. O Sindicato cobrou, ao Ministério da Saúde, um plano de imunização estratégico aos profissionais da saúde em caso de necessidade de reforço da vacina.

A Justiça do Trabalho no Ceará determinou, na última sexta-feira (28), o pagamento do adicional de insalubridade de 40%, sem necessidade de prévia prova pericial, aos profissionais da saúde expostos à Covid-19. A medida atende ação impetrada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SindSaúde), no Tribunal Regional do Trabalho na 7ª Região, na qual o Sindicato dos Médicos do Ceará atuou como Amicus Curiae.

Os dados do Devedômetro, referente ao mês de maio, apontam que 16 municípios cearenses continuam em débito com os seus médicos. São eles: Aracati, Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Pires Ferreira, Icó, Itapipoca, Mulungu, Acarape, Aracoiaba, Alto Santo, Maranguape, Ipueiras e Quixadá.