Na última quinta-feira (23), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao senador Otto Alencar (PSD-BA) pedindo retratação perante a categoria médica e demonstrando total desaprovação e indignação a respeito do pronunciamento feito durante a 57ª a sessão da CPI da Covid, na última quarta-feira (22). Na ocasião, o parlamentar desvirtuou sobre a definição de Cuidados Paliativos.

Cursar medicina ainda segue disparado no ranking das graduações mais desejadas entre os estudantes. Mesmo com os desafios da profissão, a demanda continua acentuada devido à valorização do profissional no mercado. Entretanto, com o preço alto das mensalidades, o sonho de estudar em uma boa instituição particular pode depender do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de discentes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

O Sindicato dos Médicos do Ceará participou, na quinta-feira (23), de uma reunião com o titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Dr. Marcos Gadelha, para apresentar o projeto de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da saúde do Estado. Também estiveram presentes o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde), o Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece).

O Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com o Sindicato Estudantil, promoveu na noite da última quinta-feira (16), o workshop IdeaMed: Expandindo os conhecimentos sobre educação financeira e carreira para estudantes de medicina, médicos residentes e recém-formados. O evento foi realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. O workshop contou com palestras de seis médicos cearenses que compartilharam assuntos relacionados a empreendedorismo, educação financeira e carreira na medicina.

Na última segunda-feira (13), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado do Ceará (SAMU/CE) e à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) cobrando esclarecimentos sobre as condições inadequadas em seus carros. Além disso, profissionais também denunciaram más condições nos aparelhos.

Na última segunda-feira (13), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, solicitando o reajuste de 10,20% aos servidores médicos do município. A solicitação ocorreu logo após a realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 09 de setembro, que tratou sobre os impactos da Reforma da Previdência Municipal, reajuste salarial e outros assuntos pertinentes à categoria.

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, nesta segunda-feira (13), com urgência, à Dra. Riane Azevedo, superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), cobrando providências quanto às denúncias de estrutura precária e superlotação no espaço destinado ao repouso médico. De acordo com o Departamento Jurídico do Sindicato, os profissionais informaram que a unidade hospitalar não disponibiliza camas suficientes para atender a necessidade de todos os funcionários.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com o Sindicato Estudantil, promove na próxima quinta-feira (16), a partir das 18 horas, o workshop IdeaMed: Expandindo os conhecimentos sobre educação financeira e carreira para estudantes de medicina. O evento será realizado em formato virtual, através do nosso canal no YouTube, e contará com palestras de renomados médicos cearenses.

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30