Na data em que é comemorado o Dia do Médico, no dia 18 de outubro, o Sindicato dos Médicos do Ceará publicou em suas redes sociais um vídeo em homenagem aos profissionais. Apresentado pelo presidente interino da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, a publicação relata as dificuldades enfrentadas pelos médicos cearenses, principalmente no atual cenário de enfrentamento à Covid-19.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, no uso de suas atribuições enquanto entidade representativa da categoria médica e interessada na implementação de políticas públicas voltadas para a Saúde, promove, na próxima terça-feira, dia 20 de outubro, às 19h, o Saúde em Destaque 2020, evento de entrega das reivindicações dos profissionais médicos aos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no pleito vigente. O evento será transmitido ao vivo pela rede social Youtube.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, no uso de suas atribuições e amparado pelo seu Estatuto Social, divulga, nesta sexta-feira (09), o Edital de abertura para o Processo Seletivo destinado a 8 (oito) estudantes de Medicina para integrar, por tempo determinado, o projeto Sindicato Estudantil. Do total de vagas, 4 (quatro) serão destinadas a bolsistas e 4 (quatro) a voluntários. O período de inscrição se inicia no próximo dia 12 (segunda-feira) e segue até o dia 30 de outubro de 2020 (sexta-feira).

A partir de reclamações enviadas à entidade, o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta quarta-feira (07), à Superintendência do Instituto Dr. José Frota, no qual solicita esclarecimentos sobre a impossibilidade de médicos de algumas especialidades em agendar o período de férias pelo portal do servidor. O grupo em questão são os profissionais que recebem a gratificação de insalubridade, em grau máximo, e que gozam de dois períodos de férias de 20 dias.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, através do seu Departamento Jurídico, ajuizou, na última sexta-feira (02), Ação Coletiva com Pedido de Tutela de Urgência, em face do Estado do Ceará, na qual reivindica a abstenção da cobrança de contribuição previdenciária de médicos aposentados, inativos e pensionistas cuja base de cálculo incidirá sobre o valor que ultrapassar dois salários mínimos.

O Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 dos profissionais médicos empregados da Unimed Fortaleza Sociedade Cooperativa Médica LTDA foi aprovado, após negociação coletiva, e homologado pelo Ministério do Trabalho. As propostas votadas pela categoria incluíram conquistas importantes, como o reajuste salarial de 3,30% (três inteiros e trinta centésimos por cento). O valor do reajuste é maior do que a média de outros acordos coletivos homologados atualmente.