Segundo o Devedômetro do mês de julho, 11 cidades cearenses permanecem em débito com os seus médicos: Aracoiaba, Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Pacajus, Maranguape, Icó, Mulungu e Juazeiro do Norte. O levantamento dos débitos é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio da Campanha Devedômetro, que divulga desde janeiro de 2017 as gestões municipais em atraso com as remunerações médicas. Esse número já chegou a 31 gestões inadimplentes, mas com o trabalho da entidade em negociações administrativas e/ou medidas judiciais cabíveis, muitos Municípios já sanaram os seus débitos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, através da sua Assessoria Jurídica, ajuizou, na última  sexta-feira (24), Ação Coletiva com Pedido de Tutela de Urgência, em face da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, na qual pleiteia a antecipação da colação de grau dos estudantes da 21º turma de Medicina da referida instituição de ensino.

O presidente interino do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, reuniu-se, nesta terça-feira (21), de forma virtual, com a secretária adjunta, Dr. Ana Estela, e o coordenador da Atenção Primária e Psicossocial, Dr. Rui de Gouveia, ambos da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), para discutir pautas importantes para os médicos servidores municipais.

Protagonizando diversas ações com intuito de minimizar os impactos da propagação da Covid-19 nos serviços de Saúde, o Sindicato dos Médicos do Ceará, através da sua Assessoria Jurídica, ajuizou, na última quinta-feira (16), Ação Coletiva com Pedido de Tutela de Urgência, em face da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na qual pleiteia a antecipação da colação de grau dos estudantes da 18º turma de Medicina da referida instituição de ensino.

Em meio a tantas notícias que nos entristecem, principalmente com o descaso do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza com a categoria médica, o Sindicato dos Médicos divulgou, na última sexta-feira (10), um novo vídeo em que celebra a vida dos médicos recuperados da Covid-19 no Ceará. De acordo com a plataforma IntegraSuS, mais 1.200 profissionais foram curados da doença causado pelo novo coronavírus. Essa vitória é nossa!

O Sindicato dos Médicos do Ceará publicou, na última sexta-feira (10), na página 10, do jornal O Estado, Edital de Convocação voltado aos profissionais médicos para Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá no dia 16 de julho de 2020 (quinta-feira), no aplicativo Zoom, conforme Lei nº 14.010/2020, às 19h, em primeira convocação, e às 19h30min, em segunda convocação, com qualquer número de presentes para deliberar sobre a conveniência, ou não, da realização de Convenções e/ou Acordos Coletivos de Trabalho. Em caso afirmativo, deliberar sobre as reivindicações da categoria médica para as negociações coletivas, delegação de poderes ao Presidente do Sindicato para negociar convenções e acordos coletivos de trabalho com Sindicatos Empresariais e Empresas situadas no Estado do Ceará, bem como autorizar o ingresso de dissídio coletivo, na hipótese de frustradas as negociações coletivas; deliberar pela fixação ou não de contribuições a serem descontadas e recolhidas em favor do Sindicato.