O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, reuniu-se, nessa quinta-feira (16), com o secretário da saúde do Estado, Dr. Cabeto, para discutir os próximos passos da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Médicos servidores estaduais, após os profissionais deliberarem a favor do Estado de Greve, na última quarta-feira (15), durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada no Sindicato dos Médicos do Ceará.

Após mais de 10 anos aguardando a implantação efetiva do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), garantido pela Lei nº 14.238/2008, médicos servidores estaduais decretaram Estado de Greve. Os profissionais deliberaram a favor da iniciativa, na última quarta-feira (15), durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada no Sindicato dos Médicos do Ceará.

O Sindicato dos Médicos do Ceará esteve em Juazeiro do Norte, nesta semana, para intermediar o pagamento dos salários atrasados e as condições de contratação dos profissionais pela Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (ACENI), nova administradora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Maternidade São Lucas. Os médicos da cidade enfrentam uma difícil situação nas unidades quanto às más condições de trabalho e atrasos salariais.

A convite da Mongeral Aegon, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, participou, no Rio de Janeiro, do Magnext 2020, evento de comemoração dos 185 anos do Grupo, considerado um dos mais importantes do País no segmento de seguros e investimentos. Na oportunidade, o futuro do setor foi discutido por meio de palestras com grandes nomes nacionais e internacionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, na última semana, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os seus colaboradores. As aulas, ministradas pela professora Gleiciane Lino de Vasconcelos Bandeira, tiveram como objetivo o incentivo ao conhecimento da língua e a inclusão. A ideia é que médicos associados e demais interessados também possam participar das próximas turmas que serão formadas.

Após aguardar meses pela regularização dos salários, os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro do Norte decretaram greve, nesta quinta-feira (9). Os profissionais sofrem com o atraso no pagamento, estando sem receber os meses de novembro e dezembro. Apenas pacientes com classificação vermelha e amarela receberão assistência.

11 Prefeituras do Ceará encerraram 2019 em débito com os médicos. São elas: Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Icó, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mulungu, Pacajus e Quixadá. O levantamento dos débitos é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio da Campanha Devedômetro, que divulga desde janeiro de 2017 as gestões municipais em atraso com as remunerações médicas. Esse número já chegou a 31 cidades inadimplentes, mas com o trabalho da entidade em negociações administrativas e/ou medidas judiciais cabíveis, muitos Municípios já sanaram os seus débitos.

Mais um ano chegou ao fim, e a fila de pacientes internados nos corredores de hospitais públicos de Fortaleza continua. Na sexta-feira (20/12), um total de 179 pacientes estavam alocados em macas distribuídas nos corredores das maiores unidades de saúde da Capital. Este número é do Corredômetro, levantamento criado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), no dia 21 de abril de 2015, para divulgar e compartilhar com a sociedade as dificuldades enfrentadas por pacientes e profissionais da área.