Russas: Sindicato solicita esclarecimentos sobre a fixação de preços irrisórios para consultas médicas aos beneficiários do Cartão de Todos

Na última segunda-feira (29), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à direção do Cartão de Todos, do município de Russas, solicitando esclarecimentos acerca da fixação de valores consideravelmente baixos para a prestação de serviços de consultas médicas aos beneficiários. Os preços das consultas em diversas especialidades, como pediatria, cardiologia e psiquiatria, variam de R$ 26,00 a R$ 60,00.

Leia mais: Sindicato aciona o CREMEC com denúncia de consultas médicas a preços aviltantes em inauguração de clínica em Fortaleza

A entidade ressalta que tem observado com apreensão a prática recorrente de estabelecer valores irrisórios para os honorários médicos, que não condizem com os custos operacionais mínimos para garantir um atendimento de qualidade e seguro aos pacientes. Essa situação não apenas desvaloriza o trabalho dos médicos, como compromete a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários.

“Entendemos que a missão do Cartão de Todos é proporcionar acesso facilitado a serviços de saúde a preços acessíveis, o que é louvável. No entanto, é fundamental ressaltar que a remuneração justa dos profissionais médicos é um aspecto crucial para a manutenção da qualidade e eficiência do sistema de saúde como um todo”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, o Sindicato também solicita o fornecimento sobre os critérios utilizados para a definição dos valores cobrados pelos serviços médicos, bem como as medidas que serão adotadas para garantir uma remuneração justa e adequada aos profissionais conveniados.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar na construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente para todos.