Campanha Salarial 2024: Governador Elmano reconhece que salários estão defasados e afirma que vai negociar
A fala ocorreu após reivindicação dos representantes do Sindicato dos Médicos e do Fuaspec durante evento do governo estadual

Na manhã desta terça-feira (14), o governador Elmano de Freitas reconheceu que os salários dos servidores estaduais estão defasados e afirmou que irá se reunir com as entidades sindicais para negociar. A fala ocorreu após reivindicação dos representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará e do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) pelo reajuste salarial durante evento de entrega das novas ambulâncias do SAMU Ceará, em Fortaleza.

Leia mais: Fuaspec realiza plenária para avaliar reunião da MENP acerca da Campanha Salarial 2024 e reforça convocação para assembleia unificada dia 14/11

“Quero dizer, aos meus companheiros dos sindicatos, que vamos negociar, e a manifestação é democrática. A gente só resolve os problemas quando reconhece e, efetivamente, tem defasagem nos salários dos servidores, temos que reconhecer. Vamos sentar, vamos negociar e vamos ver a possibilidade até onde o orçamento do Estado permitir, para valorizar quem deve ser valorizado”, garantiu Elmano de Freitas.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, esteve presente na mobilização, com a advogada da entidade Dra. Vivian Nogueira, e avaliou o reconhecimento da defasagem como um importante passo na conquista do reajuste. “Apesar de considerarmos um posicionamento positivo, não podemos retroceder. Este é o momento de os servidores unirem-se e cobrarem até que o reajuste seja efetivado com ganhos reais”, disse Dr. Leonardo Alcântara.

Assembleia Unificada

Mais cedo, houve uma Assembleia Unificada dos servidores estaduais na sede do Sindsaúde para apresentar os informes sobre a Campanha Salarial 2024 e traçar as futuras ações de mobilizações.

Assembleia Unificada dos servidores estaduais

Conheça a Pauta Geral da Campanha Salarial Estadual 2024

1. Recomposição Salarial – Aprovar um cronograma para recompor as perdas salariais de 33,71%, conforme estudo detalhado realizado pela Fundação Sintaf. Promessa do Governo do Estado.
  2. Reposição em 2024 – Garantir uma reposição salarial de 10% em 2024, respeitando a data-base de 1º de janeiro, conforme estabelecido pela Lei nº 14.867/2011. Essa medida é essencial para manter nosso poder de compra frente às crescentes demandas do mercado.
  3. Fortalecimento da Negociação – Assegurar o funcionamento pleno das Mesas de Negociações, tanto a MENP quanto as setoriais. O diálogo aberto é a peça fundamental para resolver questões e criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
  4. Ascensões Funcionais e Concursos Públicos – Pagar as ascensões funcionais conforme estabelecido pela Lei nº 12.836/94 e realizar concursos públicos para provimento de cargos efetivos.
  5. Bem-Estar dos Aposentados – Lutar pela revogação da Reforma da Previdência Estadual e pelo fim da taxação dos aposentados.
  6. Valorização e Benefícios – Atualizar o valor das diárias e do vale-alimentação, além de transformar o auxílio saúde em uma via de acesso ao Issec. Essas medidas garantem que tenhamos acesso a benefícios essenciais para nossa saúde e bem-estar.
  7. Foco na Reestruturação – Reestruturar as tabelas vencimentais, com especial atenção à escala n° 101, para garantir que todos os servidores sejam tratados de forma justa e equitativa.