Na Região do Cariri, Sindicato dos Médicos fortalece visitas de interiorização e acolhe demandas dos profissionais
Diretoria estará na região de 27 a 29 de novembro. No primeiro dia foram visitados equipamentos em Juazeiro do Norte e em Barbalha

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maximiano Ventura, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maurício Granja, estão na Região do Cariri, cumprindo uma agenda de visitas às unidades de saúde. As visitas ocorrem de 27 a 29 de novembro, para apurar as principais demandas dos médicos, principalmente relacionadas às condições de trabalho, apresentar as ações e benefícios da entidade, como também de prestar auxílio aos profissionais e cobrar providências para as questões aos entes responsáveis.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita insumos para cirurgias e melhoria do Programa de Residência Médica no Hospital Regional do Cariri

No primeiro dia, foram visitados o Hospital Regional do Cariri, a UPA Limoeiro e a UPA Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, além do Hospital Santo Antônio e o Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha.

“Esse é um trabalho importante de visita de interiorização do Sindicato dos Médicos, para se aproximar dos profissionais onde quer que estejam”, destaca Dr. Maximiano Ventura.

Diretoria do Sindicato em reunião com o diretor do Hospital Regional do Cariri, Giovanni Sampaio

No Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, a diretoria da entidade esteve reunida com o diretor-geral Giovanni Sampaio para avaliar o andamento das demandas solicitadas pela entidade durante a última visita. Na ocasião, foi constatado que as solicitações foram atendidas.

UPA Limoeiro do Norte

No final da tarde de segunda-feira (27), a visita ocorreu na UPA Limoeiro. No local, foi verificado que a equipe médica está sobrecarregada. Conforme relatado, a UPA do bairro vizinho encontra-se fechada e os pacientes estão sendo remanejados para a UPA Limoeiro, provocando superlotação.

De acordo com o diretor Dr. Maurício Granja, o Sindicato dos Médicos encaminhará ofício às autoridades competentes cobrando condições de trabalho e de atendimento adequadas.

UPA Lagoa Seca em estado de abandono

Ainda durante o primeiro dia de visitas às unidades de saúde, os diretores do Sindicato dos Médicos depararam-se com a UPA Lagoa Seca em completo estado de abandono. O equipamento, que serviu à população durante a pandemia da Covid-19, tem sido esquecido pelo poder público.

“Infelizmente, o que vimos foi que, aos poucos, esse equipamento tem sido fechado. O atendimento à noite não funciona mais e as medicações para emergência não estão chegando”, aponta Dr. Maximiano Ventura.

A situação será relatada à Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte para prestar os devidos esclarecimentos, bem como a adoção de providências para que a UPA volte a atender a população em plenas condições.

O Sindicato dos Médicos do Ceará ressalta que todas as demandas observadas durante as visitas serão devidamente formalizadas pelo Departamento Jurídico aos órgãos competentes para que as medidas necessárias sejam adotadas.

Galeria de fotos: