Sindicato dos Médicos solicita insumos para cirurgias e melhoria do Programa de Residência Médica no Hospital Regional do Cariri

O diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, esteve realizando uma série de visitas às unidades de saúde na Região do Cariri, na última semana, entre elas o Hospital Regional do Cariri (HRC). Ao conversar com os profissionais, recebeu diversas demandas relacionadas a melhorias para o hospital.

Leia mais: Sindicato dos Médicos realiza visitas em unidades de saúde na Região do Cariri

De acordo com os médicos, o hospital necessita de aprimoramento no Programa de Residência Médica, no atendimento à população, em equipamentos e insumos para cirurgias. Na última segunda-feira (08), a entidade acionou a direção do hospital, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) relatando as ocorrências e solicitando a apreciação das reivindicações.

O HRC possui cerca de 100 pacientes na fila para realização de cirurgias videolaparoscópicas, além das filas de cirurgias de hérnias, ressecções intestinais, histerectomias, entre outras. Segundo os médicos, esses procedimentos poderiam ser realizados por via laparoscópica se fosse disponibilizado material qualificado para tal, reduzindo o tempo cirúrgico e de internação, com menos risco de morbimortalidade e oferecendo tratamento cirúrgico padrão para a população caririense.

Residência Médica

Os profissionais também relataram que o hospital conta com o programa de Residência Médica de Cirurgia Geral, com três anos de duração, o que daria para ofertar maior volume cirúrgico, com maior complexidade de procedimentos, como orienta Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), evidenciando a necessidade de complementação e melhoramento dos equipamentos e insumos para cirurgia.

Além disso, considerando que há disponibilidade de sala para cirurgia eletiva todos os dias da semana, sendo duas salas em quatro dias, os profissionais sugeriram equipar com torres de vídeo, possibilitando a ocupação das mencionadas salas cirúrgicas.

“Os médicos informaram que tem ocorrido suspensão das cirurgias eletivas com certa frequência em razão de falta ou quebra de material. Sendo assim, seria ideal contar com uma torre de vídeo reserva para quando houver eventuais intercorrências ou necessidade de manutenção, visando a continuidade e permanência das cirurgias eletivas, possibilitando que a fila para cirurgias, que cresce mais a cada dia, seja atendida satisfatoriamente”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

Investimentos

Os profissionais sugeriram, ainda, manutenção efetiva e criteriosa do material laparoscópico, e alguns investimentos, como mesa cirúrgica com trendelenburg forçado, pinças laparoscópicas permanentes; agulhas de veress; manipulador uterino para histerectomia; clipador de titânio para clipes; entre outros.

No ofício, o Sindicato dos Médicos reforça que investimentos em melhoria de equipamentos contribuem para manter o nível de excelência na assistência médica, maior rotatividade de leitos, maior volume cirúrgico e, consequentemente, melhor atendimento à população.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e espera que as autoridades tomem uma decisão favorável para atender as demandas citadas.

Foto: Governo do Ceará