Na última terça-feira (18), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria de Saúde de Caucaia denunciando, mais uma vez, a falta de insumos e medicação no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha. O ofício também foi encaminhado ao Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).
De acordo com os médicos do hospital, está faltando soro fisiológico e dipirona, prejudicando o tratamento dos pacientes, em casos de desidratação e redução de febre, por exemplo.
“A falta de medicamentos básicos, além de configurar uma violação ao direito constitucional à saúde, ocasiona graves prejuízos aos profissionais de saúde e aos pacientes, impedindo o exercício pleno da medicina e inviabilizando o adequado atendimento médico-hospitalar”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
No dia 31 de março, a entidade já havia acionado a secretaria acerca da falta de medicações no Hospital Municipal de Caucaia, além da ausência de itens básicos, como seringas e escalpe. No entanto, até o momento não houve respostas acerca das providências a serem tomadas.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá tomando todas as medidas cabíveis para que a gestão garanta o abastecimento dos itens que estão em falta.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará