Sindicato dos Médicos participa do I Congresso Acadêmico Sindical da FMB

Nos dias 28 e 29 de junho, o Sindicato dos Médicos do Ceará participou do I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira (FMB), em Belém. A entidade foi representada pelo presidente Dr. Max Ventura, o vice-presidente, Dr. Edmar Fernandes, e a presidente do Sindicato Estudantil, Arina Nobre.

Leia mais: Na Espanha, Sindicato dos Médicos do Ceará e FMB participam da 5ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos

O congresso foi promovido pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e reuniu lideranças médicas e estudantes de medicina do Pará, da Paraíba, do Ceará e do Acre. Foram dois dias de discussões envolvendo temas como a importância da atuação dos acadêmicos de medicina no sindicalismo médico, especialidades médicas, bioética e exame de proficiência.

Na abertura do congresso, Dr. Max Ventura lançou oficialmente a 6° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, que será realizada em Fortaleza, de 1 a 3 de maio de 2025. Na ocasião, o presidente relembrou sua trajetória no movimento sindical e reforçou o convite aos participantes para o evento.

“Com sindicatos do Brasil inteiro, deliberamos assuntos de grande importância relacionados à formação acadêmica e às situações da medicina no país. Os temas discutidos foram de grande relevância para o médico e para a sociedade. Gostaria de ressaltar a importância do acadêmico de medicina como pioneiros e grandes líderes na defesa pela medicina de qualidade”, avalia Dr. Max Ventura.

Arina Nobre também ressaltou a participação dos estudantes para o futuro da medicina. “O congresso foi um momento de muito aprendizado, de trocas com os outros núcleos estudantis. Ficou provado a necessidade dos sindicatos do país se unirem, de os estudantes conhecerem os sindicatos estudantis do seu Estado para fazer parte. A luta começa na faculdade para uma formação de qualidade e para que a gente possa se formar bons profissionais, beneficiando também a população”, disse.

Exame de Proficiência

O último dia do Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira foi marcado pela realização da mesa redonda sobre o Exame de Proficiência e a Plenária com lideranças médicas e acadêmicas. A mesa contou com a presença do presidente da FMB, Fernando Mendonça, o diretor do Sindmepa Waldir Cardoso, a Diretora Geral do Núcleo Acadêmico do Pará, Mariana Quaresma e a presidente do Sindicato Estudantil do Ceará, que também é Secretaria Geral da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED-BR), Arina Nobre.

A realização do Exame de Proficiência Médica foi pautada também no XIV Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), em Brasília, em 2023. Na oportunidade, um documento formulado pelas entidades defendeu a elaboração de um exame de avaliação progressiva dos estudantes de medicina durante a graduação, porém diferentemente do que estabelecem os projetos de leis em andamento.

As entidades defendem a aplicação de provas no segundo ano, quarto e ao término do curso – devendo ser conduzido em nível nacional, em processo coordenado por entidade externa à escola e sem prejuízo de avaliações internas por ela realizadas, de forma que os alunos em fase de conclusão que não atingirem a pontuação mínima exigida não possam receber seu diploma, mas tenham de sua escola apoio acadêmico até a superação dessa etapa.

II Congresso

No encerramento do evento, também foi anunciado que o II Congresso Acadêmico da FMB será realizado em 2025 na Paraíba.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informações da FMB