Na Espanha, Sindicato dos Médicos do Ceará e FMB participam da 5ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos
Evento oficializou a criação da Unión SIGMELA e confirmou que o Brasil será sede da 6ª edição em 2025

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, esteve em Alicante, na Espanha, participando da 5ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, junto com os demais dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB). O evento reuniu representações sindicais da Espanha, Portugal, Alemanha, Uruguai, Peru, Argentina e Jamaica.

Leia mais: Dr. Edmar Fernandes participa da 1ª Conferência de Sindicatos y Organizaciones Gremiales Médicas de Latinoamérica e fundação da União SIGMELA

“Foi um evento muito importante, onde tivemos muitas trocas e conseguimos perceber várias semelhanças entre problemas que médicos europeus e sul-americanos enfrentam, mas também vimos algumas diferenças em relação à carreira, jornada de trabalho, como os sindicatos lidam com as situações que chegam a eles, como é a forma de atuação de cada sindicato. Essa troca criou um ambiente muito rico e a gente tem certeza que vai conseguir, com isso, trazer novas formas de abordagem para o dia a dia dos médicos em seus locais de trabalho”, avalia Dr. Leonardo Alcântara.

A conferência tratou de assuntos relevantes para o futuro da profissão, como inteligência artificial e a prática médica; migração de profissionais; precarização dos contratos de trabalho; e limitação da jornada de trabalho de 48 horas para médicos na Espanha.

SIGMELA

Durante o evento também houve a assinatura do Estatuto e documentos que criam a União de Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina (Unión SIGMELA), que reúne representações sindicais do Brasil, Argentina, Peru e Uruguai.

Além disso, foi confirmado que o Brasil sediará, em 2025, a 6ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos. “Teremos grande honra em receber a Conferência e principalmente, os dirigentes médicos sindicais de várias partes do mundo. No retorno ao Brasil vamos articular com os nossos sindicatos de base a data e o local, e alinhar os temas para debate”, destaca o presidente da FMB, Dr. Tadeu Calheiros.

Integraram a comitiva da FMB, Tadeu Calheiros (Pernambuco), Edilma Barbosa e Marcos Holanda (Alagoas), Waldir Araújo Cardoso (Pará), Adeildo Martins Lucena Filho e Edson Hideki Harima (Mato Grosso), Janice Painkow e Reginaldo Abdalla (Tocantins), José Roberto Cardoso Murisset (Grande ABC), Marlus Volney de Moraes (Paraná).

Galeria de fotos:

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informações da FMB