Dr. Edmar Fernandes participa da 1ª Conferência de Sindicatos y Organizaciones Gremiales Médicas de Latinoamérica e fundação da União SIGMELA

Representando o Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes participou, nos dias 3 e 4 de novembro, da 1ª Conferência de Sindicatos y Organizaciones Gremiales Médicas de Latinoamérica, em Buenos Aires, na Argentina, junto com os dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB). O evento marcou a fundação e formatação estatuária da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina (União SIGMELA).

Leia mais: Presidente do Sindicato dos Médicos toma posse na Mesa Nacional de Negociação Permanente da Ebserh representando a FMB

A conferência contou com a participação de dirigentes sindicais do Brasil, Argentina, Peru e Uruguai, em dois dias de debates envolvendo temas, como condições de trabalho e formação médica.

Na ocasião, o diretor do Sindicato dos Médicos participou da mesa sobre condições de trabalho. “Foi um momento muito importante, onde debatemos sobre salários, contratos e jornada de trabalho dos médicos, como também trocamos experiências sobre a realidade dos médicos da América Latina. A partir dessa troca de conhecimentos, nossa expectativa é fortalecer ainda mais a representatividade da categoria”, disse Dr. Edmar Fernandes.

Também presente na conferência, o presidente da FMB, Dr. Tadeu Calheiros, destacou que a entidade segue no protagonismo da representação da defesa médica nacional, ampliando seu reconhecimento internacional. “Esta é uma importante conferência sindical médica latino-americana e a FMB é co-fundadora de uma instituição internacional de agremiações sindicais, que representam o interesse da categoria médica internacional”, ressalta.

Uma declaração final foi assinada por todos os representantes sindicais brasileiros contendo algumas propostas, como a criação de comissões de trabalho sobre as temáticas tratadas na conferência; adequação de gastos na área da saúde nos países da América Latina para melhorar as condições de trabalho e reconhecimento dos médicos; e implementação de políticas públicas para melhorar a formação dos médicos.

A 1ª Conferência de Sindicatos y Organizaciones Gremiales Médicas de Latinoamérica é uma preparação dos quatro países representados para a V Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, que acontecerá na Espanha em janeiro de 2024.