Após visitas nas unidades de saúde de Juazeiro do Norte, presidente do Sindicato dos Médicos participa de reunião com prefeito Glêdson Bezerra, que aponta melhorias para as demandas
O prefeito garantiu que está realizando um levantamento para distribuir melhor o número de médicos na UPA Limoeiro e que quer o funcionamento correto da UPA Lagoa Seca

Após a realização de uma série de visitas nas unidades de saúde de Juazeiro do Norte pela diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará, na última semana de novembro, o presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, foi convidado para participar de uma reunião com o prefeito Glêdson Bezerra e a secretária de Saúde Dra. Andrea Landim nesta segunda-feira (11). Além de reconhecer os desafios enfrentados na área da Saúde, o gestor apontou melhorias para as demandas apresentadas.

Leia mais: Diretoria do Sindicato dos Médicos verifica superlotação do SAME, em Juazeiro do Norte, e solicita resolução urgente à Secretaria de Saúde do município

A reunião tratou de problemas verificados durante as visitas de fiscalização dos representantes da entidade, como a superlotação e sobrecarga dos profissionais da UPA Limoeiro, o funcionamento incorreto da UPA Lagoa Seca e o remanejamento dos atendimentos da UBS Pio XII para o Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME).

Em seguida, Dr. Leonardo Alcântara e os gestores concederam entrevista ao Portal Miséria, repercutindo as ações que serão encaminhadas. O prefeito garantiu que está realizando um levantamento para distribuir melhor o número de médicos e ressaltou que está trabalhando para credenciar a UPA Lagoa Seca, para que o equipamento funcione da forma correta, oferecendo boas condições de atendimento.

“A reunião foi muito proveitosa e estamos satisfeitos com o retorno dado pela prefeitura e Secretaria da Saúde”, avaliou Dr. Leonardo Alcântara. O presidente do Sindicato dos Médicos também ressaltou que, em uma região grande como a do Cariri, quando uma UPA está superlotada, é porque falta assistência nos municípios menores.

O prefeito de Juazeiro do Norte ressaltou a importância da reunião com o Sindicato dos Médicos e se colocou à disposição para a apresentação de demandas permanentes, como questões de estruturas e dos atendimentos.

“O importante é saber que Dr. Leonardo reconheceu que o município superou a questão do atraso de pagamento dos médicos, está pagando em dia e corretamente, mas se aparece essa dificuldade, temos a obrigação de ouvir a representatividade sindical e buscar alternativas”, disse Glêdson Bezerra.

A secretária da Saúde também acrescentou que já entrou em contato com a diretoria da UPA Limoeiro para tratar da melhoria da escala médica, que avaliará a quantidade de pacientes por médicos e quantidade de horas trabalhadas. “Todo esse levantamento está sendo feito para dar qualidade no atendimento, tanto para o médico como para a população que busca assistência”, garantiu.

UPA Lagoa Seca

Durante visita dos diretores Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maurício Granja à UPA Lagoa Seca, foi observado que só havia um médico, e o equipamento não oferece atendimento primário e de emergência, assim como não funciona 24 horas. A situação foi relatada aos vereadores do município em sessão ordinária na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Segundo o prefeito, o local funcionava como unidade Covid durante a pandemia em um prédio com ordem judicial para suspensão das obras. “No meu governo, o Governo Federal reivindicou todos os repasses realizados, tivemos que explicar que aquele prédio funcionava como unidade Covid e que poderia funcionar como UPA. Então estamos fazendo todo o trabalho para entregar uma UPA de verdade para a população, estamos trabalhando para credenciar como uma UPA para desafogar a UPA do Limoeiro, assim oferecer condições dignas para os médicos e população que procura”, afirmou o prefeito.

O Sindicato dos Médicos do Ceará assegura que continuará acompanhando todas as demandas dos profissionais na Região do Cariri e reitera que seguirá à disposição dos gestores em busca de melhores condições de trabalho para a categoria.