Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, diretoria do Sindicato dos Médicos aponta desafios na área da saúde no município
Em uma das visitas de vistoria, foi identificado que a UPA do bairro Lagoa Seca não funciona dentro das normas

Na tarde da última terça-feira (28), os diretores do Sindicato dos Médicos do Cerará, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maurício Granja, participaram da sessão ordinária na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Além de apresentarem sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, apontaram os principais desafios observados na área da saúde no município durante série de visitas de fiscalização.

Leia mais: Na Região do Cariri, Sindicato dos Médicos fortalece visitas de interiorização e acolhe demandas dos profissionais

Na ocasião, Dr. Edmar Fernandes ressaltou que o papel do Sindicato é fiscalizar as condições de trabalho dos médicos em todo o Estado, sendo a Região do Cariri o segundo polo com o maior número de profissionais da categoria.

“É muito comum chegar denúncias de falta de pagamentos dos colegas médicos, casos de demissões sem justa causa, postos fechados, e da mesma forma que a gente recebe as denúncias, temos que averiguar para saber se é verdade ou não, e propor soluções. Nosso objetivo é ajudar tanto a categoria como a população”, disse o diretor.

Problemas identificados

Em seguida, Dr. Maurício Granja detalhou aos vereadores os principais problemas identificados no município, como o caso de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Lagoa Seca, que não funciona corretamente. “Fomos visitar essa UPA e só havia um médico. Não tem atendimento primário, não tem atendimento de emergência e não funciona 24 horas. Além disso, às 19 horas as portas fecham e o único médico que fica é para atender os pacientes internados”, criticou.

Dr. Maurício Granja também comentou sobre o Posto de Saúde Pio XII, que se encontra fechado para reforma há quase um ano, sem previsão de término, e a Unidade de Saúde de Família Franciscanos II, a qual funcionava em uma casa e os atendimentos foram transferidos para outra localidade devido à falta de estrutura adequada.

“O Sindicato está aqui para fiscalizar esse tipo de coisa. Os nossos médicos precisam ter qualidade de espaço, qualidade para atender, para que os pacientes também sejam beneficiados”, ressaltou Dr. Maurício Granja.

O diretor do Sindicato dos Médicos reconheceu, ainda, a qualidade do Hospital Regional do Cariri. Segundo ele, os profissionais estão satisfeitos com a nova gestão, o equipamento está funcionando dentro do esperado, e há uma expectativa para abertura de uma residência de anestesiologia.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que o principal objetivo das visitas na Região do Cariri é o de propor soluções para situações que podem ser mudadas com uma boa gestão.

Galeria de fotos: