O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), por meio da Coordenadoria da Rede de Atenção Primária e Psicossocial (CORAPP), acerca das demandas apresentadas pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Geral) – Regional V, no bairro Bom Jardim, como a necessidade de contratação de mais psiquiatras.
De acordo com a SMS, há em trâmite duas principais ações estruturantes: a realização de novo concurso para médicos psiquiatras, visando otimizar a capacidade de absorção do volume de pacientes, e a construção de um novo CAPS Geral no bairro José Walter que dividirá com o CAPS do Bom Jardim os atendimentos.
Segundo a SMS, o novo equipamento deverá desafogar a demanda atual da Regional V, de aproximadamente 18 mil pacientes. No entanto, não foi comunicado nenhuma previsão de quando as ações serão iniciadas.
No dia 11 de setembro, o Sindicato dos Médicos havia encaminhado ofício à Secretaria de Saúde solicitando informações sobre a área de abrangência e a quantidade de pacientes atualmente atendidos pela unidade, e apontando que em caso de concurso público, o ideal seria ofertar cargo condizente com o trabalho executado.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e destaca que acompanhará a execução das medidas informadas pela SMS.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará