Após vistoria do Sindicato dos Médicos ao CAPS Geral do Bom Jardim, Secretaria de Saúde de Fortaleza apresenta medidas para amenizar os problemas

Após o Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo diretor Dr. Maximiano Ventura, realizar vistoria no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Geral) – Regional V, no bairro Bom Jardim, e constatar a necessidade de contratação de mais psiquiatras para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) apresentou algumas soluções.

Leia mais: Visita técnica do Sindicato dos Médicos ao CAPS Geral da Regional V, em Fortaleza, constata necessidade de mais profissionais para atender a demanda

Conforme ofício recebido pelo Sindicato dos Médicos na última segunda-feira (04), a SMS ressaltou que seriam necessárias as seguintes medidas: programação para novo concurso para médicos psiquiatras para preencher as vagas ociosas existentes; efetivação de contrato com a Cooperativa dos Médicos Psiquiatras do Ceará (Coopec), com objetivo de suprir psiquiatras para a Rede de Atenção Psicossocial; ampliação das atividades de “matriciamento” para que os pacientes com os chamados “transtornos mentais comuns” sejam devidamente acompanhados na Atenção Primária, reduzindo a sobrecarga de demanda nos CAPS; e definição para construção de um segundo CAPS Geral na Regional V, no Bairro José Walter, com objetivo de reduzir a imensa demanda atualmente acompanhada no CAPS do Bom Jardim.

Apesar de apresentar as soluções, a secretaria não estipulou prazos para começar a implantar as medidas, e ressaltou que os atendimentos de casos de transtornos mentais podem ser realizados na Atenção Primária à Saúde, deixando o CAPS para casos classificados como graves e persistentes.

Fiscalização

A visita de fiscalização foi realizada pelo Sindicato dos Médicos no dia 11 de agosto. Na ocasião, foi informado que a unidade contava com apenas um psiquiatra para atender toda a demanda, ocasionando sobrecarga de trabalho e comprometimento nos atendimentos.

Além de solicitar quais medidas seriam adotadas para mitigar a demanda excessiva, o Sindicato dos Médicos também pediu informações sobre a área de abrangência e a quantidade de pacientes atendidos pela unidade, mas não obteve essas respostas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que segue à disposição para auxiliar na promoção de avanços para esse importante segmento da saúde pública.