Diretoria do Sindicato dos Médicos observa infiltrações e estruturas precárias na Unidade de Saúde da Família Franciscanos II, em Juazeiro do Norte, e recomenda inspeção técnica
Entidade também sugeriu a busca imediata por uma alternativa mais adequada e segura para a localização da unidade

Cumprindo agenda de visitas às unidades de saúde na Região do Cariri na semana passada, a diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará esteve na Unidade de Saúde da Família Franciscanos II, em Juazeiro do Norte, e constatou danos estruturais e elétricos nos consultórios médicos, como infiltrações e grave risco de curto-circuito. Na última quinta-feira (30), um ofício foi encaminhado à Secretaria de Saúde do município recomendando inspeções técnicas no local.

Leia mais: Em Juazeiro do Norte, Sindicato dos Médicos identifica superlotação, infiltrações e insegurança nas unidades de saúde

Conforme observado, as paredes evidenciam sinais de infiltração e, em um dos consultórios, já se aproxima ao disjuntor de energia elétrica, aumentando consideravelmente o risco de curto-circuito. A situação não apenas compromete a integridade estrutural do ambiente, como a segurança dos profissionais e dos pacientes atendidos no local.

Infiltração na parede próxima ao disjuntor

“A infraestrutura precária do consultório médico não se limita apenas à questão das infiltrações. O espaço em que a unidade está situada, uma casa alugada, não oferece condições adequadas para o desempenho eficiente e seguro das atividades médicas. A falta de um ambiente propício compromete diretamente a qualidade do atendimento aos pacientes, prejudicando a eficácia das ações de saúde desenvolvidas na referida unidade”, aponta o diretor Dr. Maurício Granja, presente durante a visita.

Além da recomendação da realização de inspeções técnicas detalhadas no local para uma avaliação dos danos estruturais e elétricos, o Sindicato dos Médicos também sugeriu a busca imediata por uma alternativa mais adequada e segura para a localização da unidade, assegurando condições dignas de trabalho aos profissionais da saúde e um ambiente propício ao atendimento dos pacientes.

Câmara Municipal

As condições observadas na unidade Franciscanos II foram, inclusive, mencionadas durante participação da diretoria do Sindicato dos Médicos em sessão na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, em 28 de novembro.

Na ocasião, os diretores expuseram os problemas encontrados durante as visitas e reforçaram o objetivo da entidade em propor soluções que gerem resultados positivos para a área da saúde no município.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que segue à disposição da gestão para contribuir na melhoria dos atendimentos da unidade Franciscanos II.