Em Juazeiro do Norte, Sindicato dos Médicos identifica superlotação, infiltrações e insegurança nas unidades de saúde

Em Juazeiro do Norte, diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará identifica superlotação, infiltrações e insegurança nas unidades de saúde no segundo dia de visitas no município, na última terça-feira (28). Os locais visitados foram os Postos de Saúde Pio XII, Franciscanos II e o Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME).

Leia mais: Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, diretoria do Sindicato dos Médicos aponta desafios na área da saúde no município

No posto Franciscanos II, os diretores Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maurício Granja, e o assistente jurídico Leonardo Tavares, foram recebidos pelos profissionais. Na ocasião, além de apresentarem o trabalho e os benefícios que a entidade oferece aos associados, verificaram que os consultórios estão com infiltrações próximas ao disjuntor, podendo provocar um curto-circuito a qualquer momento.

No mesmo dia, também houve visita aos profissionais do SAME. A unidade, atualmente, acolhe as equipes e os pacientes que eram atendidos no posto Pio XII, fechado para reforma. Os diretores observaram superlotação no local e número de médicos insuficiente para atender a demanda.

Posto Pio XII

Já no Posto de Saúde Pio XII, após o recebimento de denúncias de que o local estaria fechado há seis meses para reforma, os diretores do Sindicato dos Médicos constataram que, de fato, segue fechado, e sem previsão de início de reforma.

De acordo com Dr. Edmar Fernandes, os profissionais, que agora atuam no SAME, informaram que temem retornar ao Posto Pio XII devido à falta de segurança na região.

A situação, inclusive, já foi relatada à Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, no início do mês de agosto, por meio de ofício. Como nenhuma providência foi adotada até o momento, o Sindicato dos Médicos irá acionar o órgão novamente, cobrando um cronograma de obras e garantia de segurança aos profissionais e pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará ressalta que todas as demandas observadas durante as visitas serão devidamente formalizadas pelo Departamento Jurídico aos órgãos competentes para que as medidas necessárias sejam adotadas.

Galeria de fotos: