Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Promotoria de Justiça vinculada de Tururu solicitando urgência em resolver as questões críticas que o hospital municipal enfrenta
Além da reforma paralisada, unidade não dispõe de medicamentos e equipamentos básicos para atendimento à população

Na última quinta-feira (09), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Promotoria de Justiça vinculada de Tururu solicitando urgência em resolver as questões críticas que o Hospital Municipal de Tururu Dr. Waldemar de Alcântara enfrenta. Entre elas, as obras de reformas, no valor de R$ 349.791,38, que estão paralisadas, comprometendo a qualidade do atendimento à população local.

Leia mais: Hospitais municipais de Uruburetama, Barreira, Tururu, Caririaçu e Mombaça estão com apenas um médico de plantão em alguns horários; Sindicato pede esclarecimentos às secretarias de Saúde

Além disso, a entidade relata as consequências observadas pelos representantes sindicais durante recente visita ao local, como escassez de medicamentos sintomáticos e psicotrópicos básicos, a ausência de drogas vasoativas para o controle da pressão arterial em pacientes críticos e de medicações para intubação e sedação.

Ainda na visita de representantes do Sindicato dos Médicos ao hospital, foi observado a carência de antibióticos para tratamento de infecções graves, como também de medicações para trauma.

Ausência de equipamentos

Além da falta de medicamentos, o Hospital Municipal de Tururu não dispõe de equipamentos médicos essenciais, como ventilador mecânico, aparelho de Raio-x, ultrassom, Ressonância Magnética, Dreno de Tórax e materiais para imobilização em casos de trauma.

“Essa carência, tanto de medicamentos como de equipamentos, compromete seriamente a capacidade da unidade de prestar a assistência médica adequada e eficaz para a população do município”, avalia o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

À Promotoria de Justiça, o Sindicato dos Médicos ressalta que a situação já foi repassada à Prefeitura de Tururu, por meio de ofício, em 11 de setembro deste ano, mas nenhuma providência foi adotada até o momento.

A entidade enfatiza a urgência para que as questões sejam resolvidas quanto antes, tendo em vista os riscos que representam para a segurança dos profissionais da saúde e qualidade do atendimento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para colaborar com o Ministério Público na busca de soluções viáveis que garantam o bom funcionamento do Hospital Municipal de Tururu.