Hospitais municipais de Uruburetama, Barreira, Tururu, Caririaçu e Mombaça estão com apenas um médico de plantão em alguns horários; Sindicato pede esclarecimentos às secretarias de Saúde
Entidade solicita que as informações sejam disponibilizadas com base em dados concretos e análises técnicas que justifiquem a atual situação

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu denúncias de que os hospitais municipais das cidades de Uruburetama, Barreira, Tururu, Caririaçu e Mombaça estão com apenas um médico de plantão para atender toda a demanda em alguns horários. Na última quarta-feira (26), a entidade oficiou as secretarias de Saúde de cada município e solicitou esclarecimentos sobre a situação.

Leia mais: Sindicato cobra esclarecimentos acerca da disponibilidade de apenas um médico de plantão no Hospital Municipal de Santana do Acaraú em alguns horários

“Isso é muito grave, porque os postos de saúde dessas cidades estão com equipes incompletas, com poucos médicos para atender a população, então esses pacientes acabam procurando o hospital para serem atendidos, sobrecarregando o trabalho dos médicos e não recebendo o atendimento devido”, destaca Dr. Edmar Fernandes, diretor do Sindicato dos Médicos.

Nos ofícios, a entidade solicita uma justificativa para a disponibilidade de apenas um médico de plantão nos hospitais municipais e pede para que sejam esclarecidos quais os critérios adotados para definir o número de médicos de plantão, e se estão em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores da saúde.

O Sindicato dos Médicos também solicita quais as medidas que estão sendo tomadas para mitigar os impactos dessa limitação na disponibilidade de médicos de plantão, especialmente nos períodos de maior demanda; assim como pede que sejam apresentados os planos e ações da Secretaria de Saúde para ampliar as equipes disponíveis, e se existe algum plano de contingência em casos de emergências ou situações que exijam uma demanda maior de profissionais no hospital, visando evitar sobrecargas, situações graves e garantir a continuidade dos serviços.

Em ambos os ofícios, o Sindicato dos Médicos pede que as informações requeridas sejam disponibilizadas de forma transparente e clara, com base em dados concretos e análises técnicas que justifiquem a atual situação de cada hospital.

“Os esclarecimentos solicitados serão fundamentais para entendermos sobre as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de cada município, e vai nos permitir colaborar no desenvolvimento de soluções eficazes para os desafios enfrentados na saúde pública dessas cidades”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para garantir condições de trabalho dignas aos profissionais e atendimento de qualidade à população.

Foto: Reprodução/Blog Maikon Rios