Sindicato oficia SMS de Ibicuitinga solicitando revisão dos valores de plantão e adicional de feriados para médicos plantonistas
A situação vem afetando a remuneração e a valorização da classe médica no município

Nesta quarta-feira (01), Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à secretária de saúde do município de Ibicuitinga, Adriana Ferreira Gomes, solicitando, em caráter de urgência, revisão dos valores de plantão e adicional de feriados para médicos plantonistas que atuam no município.

Conforme informações, os médicos atuam em Ibicuitinga por meio de contratos e não são servidores públicos, sendo responsáveis pelo atendimento à população durante os plantões no hospital. A entidade demonstra sua preocupação em relação aos valores dos plantões praticados, além do adicional de 50% durante feriados.

De acordo com a Lei municipal nº 616, de 24 de agosto de 2017, bem como Decreto municipal nº. 020/2023, até recentemente, o valor do plantão de 24 horas, de segunda a sexta-feira, era de R$ 2.300 bruto, e o plantão de final de semana era de R$ 2.500 bruto. No entanto, houve uma redução no valor do plantão de final de semana para R$ 2.300 bruto, tornando o valor uniforme em todos os dias da semana. Isso equivale a um rendimento líquido de apenas R$ 1.667,50, desconsiderando as despesas com refeições, uma vez que os médicos não recebem almoço nem jantar fornecidos pelo município, ou seja, os profissionais precisam comprar por fora, o que prejudica o andamento do plantão, bem como destoa totalmente da prática regional que ocorre em outros municípios.

Leia mais: Sindicato encaminha ofício ao prefeito e ao secretário de Saúde do Município de Ibicuitinga cobrando medidas de combate à insegurança na Unidade Mista da cidade

“Acreditamos que é de interesse mútuo garantir uma remuneração justa e condições de trabalho adequadas para os médicos plantonistas, a fim de assegurar a qualidade e continuidade do atendimento à população de Ibicuitinga”, reforça Dr. Leonardo Alcântara, Presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade alerta para a importância de se encontrar uma solução imediata para esta situação, uma vez que a desvalorização da classe médica pode levar à escassez de profissionais médicos dispostos a prestar serviços no hospital, o que, por sua vez, afetaria diretamente o atendimento à população.

O Sindicato dos Médicos solicita que a Secretaria de Saúde de Ibicuitinga tome providências para analisar e revisar os valores dos plantões e do adicional de feriados, a fim de garantir uma remuneração justa e condições de trabalho adequadas para os médicos plantonistas. A entidade ainda solicita uma reunião para discutir a demanda e se coloca à disposição para colaborar na busca de soluções que beneficiem ambas as partes.