Sindicato encaminha ofício ao prefeito e ao secretário de Saúde do Município de Ibicuitinga cobrando medidas de combate à insegurança na Unidade Mista da cidade
De acordo com denúncias, a unidade tem sido alvo de bandidos e situações de violência com arma de fogo

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou, na última segunda-feira (27), um ofício ao prefeito de Ibicuitinga, Francisco José Magalhães Carneiro, e ao secretário da Saúde do município, Elistênio Da Nóbrega Lima, cobrando medidas de combate à insegurança na Unidade Mista da cidade de Ibicuitinga.

A entidade recebeu denúncia de que, recentemente, a Unidade Mista da cidade de Ibicuitinga-CE, situada à Rua Tenente Cravo, 517 – Campo Velho – Quixadá, foi alvo de bandidos e o sentimento de insegurança da população e trabalhadores da unidade de saúde aumenta a cada dia. Ainda em fevereiro, houve reiteradas situações de violência com armas de fogo e homicídios, uma delas ocorreu em 15/02/2023, no qual um suspeito em uma motocicleta passou em frente à Unidade Mista de Saúde Doutor Waldemar de Alcântara e efetuou vários disparos. O vigilante da unidade de saúde e outras duas pessoas foram baleadas.

Leia mais: 88,5% dos médicos cearenses já sofreram ou presenciaram violência em seu local de trabalho, aponta pesquisa do Sindicato dos Médicos

Diante do exposto, a entidade vê a necessidade do reforço fixo e armado na segurança desta unidade de saúde. Orienta também a prefeitura do município que solicite novamente ao 9º Batalhão de Polícia Militar do Ceará, que haja um aumento no efetivo da 3ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar do Ceará.

A entidade também reforça que, de acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico, suspender suas atividades, individual ou coletiva, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não ofereça condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e solicita que seja providenciada a segurança na referida Unidade de Saúde, inclusive com presença policial fixa e armada no intuito de garantir uma segurança/policiamento por tempo indeterminado.

Foto: Governo Municipal de Ibicuitinga