Durante visita de fiscalização, Sindicato dos Médicos constata falta de medicamentos e equipamentos essenciais no Hospital Municipal de Acarape
Unidade hospitalar não dispõe de ventilador mecânico e um cardioversor que funcione adequadamente, essenciais em casos de emergência

Seguindo a agenda de visitas às unidades de saúde do Estado para verificar as condições de trabalho dos profissionais, o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maximiano Ventura, esteve no Hospital Municipal de Acarape no final do mês de setembro e constatou algumas irregularidades, como falta de medicamentos e equipamentos essenciais.

Leia mais: Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Secretaria de Saúde de Acarape em busca de solução para as condições de funcionamento do Hospital Municipal

Na última segunda-feira (02), a entidade encaminhou ofício à secretária de Saúde, Viviane Bezerra, solicitando esclarecimentos sobre a ausência dos itens.

Entre os medicamentos em falta, o representante do Sindicato dos Médicos identificou a ausência de medicações para estabilização de pacientes em emergência, o que pode resultar em consequências graves, incluindo a deterioração do estado de saúde dos pacientes ou até mesmo o óbito.

Também foi observado ausência de ventilador mecânico, um equipamento vital em situações de insuficiência respiratória aguda. Além disso, o cardioversor do hospital não está funcionando adequadamente. “O cardioversor é um dispositivo crucial para o tratamento de arritmias cardíacas e outras emergências cardiovasculares. Um cardioversor que não funcione corretamente pode resultar em atrasos no tratamento e na ressuscitação cardiopulmonar, colocando em risco a vida dos pacientes”, explica Dr. Maximiano Ventura.

No ofício, a entidade ressalta a importância para que recursos e investimentos sejam direcionados para garantir que o hospital tenha um suprimento adequado de medicamentos e equipamentos essenciais, proporcionando a melhor assistência possível à população local.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reforça o pedido para que a Secretaria de Saúde de Acarape adote medidas imediatas para solucionar os problemas identificados.