Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Secretaria de Saúde de Acarape em busca de solução para as condições de funcionamento do Hospital Municipal
Profissionais relataram ausência de insumos básicos, alimentação inadequada, insegurança e falta de prontuários de pacientes internados

Na última quarta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria de Saúde de Acarape em busca de solução para as condições de funcionamento do Hospital Municipal de Acarape. Segundo os profissionais, a unidade encontra-se com sérios problemas de falta de materiais, prejudicando a prestação da assistência à população.

Leia mais: Sindicato dos Médicos cobra ISGH e Sesa por melhores condições de funcionamento na UPA Canindezinho e UAPS George Benevides

Também informaram que a sala vermelha não tem drogas essenciais no carrinho de parada, não possui ventilador mecânico, impossibilitando a estabilização do paciente que precise de suporte até o SAMU chegar. Além disso, os médicos relataram que recorrentemente faltam insumos básicos, como estetoscópios, tensiômetros, glicosímetros e outros, e que as instalações físicas do hospital estão em completo desalinho com as normas da vigilância sanitária.

Ainda de acordo com os profissionais, o local para repouso não possui lençol para cama, o banheiro está sem lâmpada e a alimentação fornecida é inadequada.

“Os médicos nos informaram que também estão com um alto volume de atendimentos. Relataram que, por dia, são aproximadamente 160 a 200 atendimentos para apenas um médico plantonista, sobrecarregando de tal forma que, por vezes, fica impossibilitado de fazer uma pausa para alimentação”, destaca o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

Os relatos apontam ainda a falta de registro formal ou prontuário para pacientes internados, insegurança e ausência no controle de pessoas dentro da unidade.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as providências cabíveis para garantir condições de trabalho dignas aos profissionais e população de Acarape.

Foto: Aurélio Alves/O Povo