Em vistoria, Sindicato dos Médicos constata falta de medicamentos e de ar condicionado na UAPS Virgílio Távora e pede melhorias

Na última segunda-feira (25), o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maurício Granja, visitou a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Virgílio Távora, no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza, e constatou algumas deficiências, como ausência de medicamentos e ar condicionado. As demandas foram encaminhadas para conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) por meio de ofício enviado na quinta-feira (28).

Leia mais: Sindicato dos Médicos visita unidades de saúde da Regional I, em Fortaleza, e fiscaliza reformas

A visita teve o objetivo de averiguar as condições de atendimento após reforma de requalificação da unidade, entregue pela Prefeitura de Fortaleza em julho. Segundo Dr. Maurício Granja, o equipamento está em boas condições, foi realizado o reparo no teto, no entanto, os profissionais relataram a falta de medicamentos psicotrópicos básicos, vasoativa, sedativos, para tratamento de PCR, arritmias e outras emergências cardiológicas, além de medicações para situação de traumas.

Também foi observada a ausência de sistemas de ar condicionado na enfermaria e sala de grupo de apoio.

“Entendemos que algumas dessas ausências não fazem parte das demandas cotidianas de uma unidade de Atenção Primária, no entanto, é crucial reconhecer que emergências podem surgir a qualquer momento, exigindo uma resposta imediata e eficaz por parte dos profissionais de saúde. A falta desses recursos compromete a capacidade da unidade em prestar assistência adequada em momentos críticos, colocando em risco a vida dos pacientes”, afirma Dr. Maurício Granja.

No ofício, o Sindicato dos Médicos solicita à SMS a garantia do fornecimento de medicamentos essenciais, bem como providencie a instalação de ar condicionado nos locais necessários, tendo em vista o desconforto dos pacientes e profissionais de saúde neste período de altas temperaturas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que acompanhará a situação até que as medidas necessárias sejam adotadas.