Sindicato dos Médicos visita unidades de saúde da Regional I, em Fortaleza, e fiscaliza reformas
Reforma do posto de saúde no bairro Cristo Redentor foi concluída, mas em Jacarecanga, a unidade ainda não recebeu intervenções

O diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maurício Granja, visitou, na última segunda-feira (25), as unidades de saúde da Regional I, em Fortaleza. O objetivo foi verificar as condições de trabalho e de atendimento à população, assim como o andamento das reformas dos postos de saúde anunciadas pela Prefeitura de Fortaleza.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita providências para condições de funcionamento da UAPS Carlos Ribeiro

No bairro Cristo Redentor, o diretor verificou que a reforma da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Virgílio Távora foi concluída e opera em boas condições. “Hoje, estamos aqui com uma infraestrutura excelente, as paredes pintadas, o teto coberto, as salas com ar-condicionado para o melhor atendimento dos colegas médicos e dos pacientes. Graças ao trabalho do Sindicato dos Médicos essa demanda foi resolvida”, afirma.

Em 2022, o Sindicato dos Médicos e entidades sindicais de outras categorias realizaram campanhas denunciando a precariedade das estruturas das unidades de saúde e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais.

Ainda no mesmo bairro, Dr. Maurício Granja esteve no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Airton Monte. Além de conversar com os médicos, ele verificou que o problema da falta de medicamentos foi solucionado, após cobrança da entidade, no entanto, as salas de observação dos pacientes e do grupo de apoio ainda estão sem ar-condicionado. “Verifiquei que o problema da ausência de ar-condicionado ainda não foi solucionado, mas o Sindicato continuará acompanhando, e vamos fazer essa cobrança para que a situação seja resolvida”, garante o diretor.

Jacarecanga

Em junho deste ano, o Sindicato dos Médicos realizou cobranças de melhorias nas condições de funcionamento da Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga. A unidade, inclusive, está inserida no pacote de investimentos na atenção básica da Rede Municipal de Saúde, anunciado em abril pelo prefeito José Sarto, com início previsto para o segundo semestre deste ano e conclusão até dezembro de 2024. No entanto, ao visitar a unidade, o diretor do Sindicato dos Médicos observou que nenhuma intervenção foi feita até o momento.

UAPS Carlos Ribeiro ainda com estrutura em condições precárias

A UAPS ainda encontra-se com infiltrações no teto, mofos nas salas, paredes em péssimas condições e insegurança no entorno.

“Em maio, foi nos prometido que esta unidade passaria por uma reforma e que iria se deslocar para outra unidade para que os pacientes pudessem ser atendidos de uma forma mais digna, o que não foi feito. Vamos continuar cobrando para que nossos colegas médicos tenham a mínima condição para trabalhar e a população possa ser atendida dignamente”, ressalta Dr. Maurício Granja.

Fiscalizações

Para solicitar uma visita do Sindicato dos Médicos ao seu local de trabalho, acesse a Central de Denúncias em nosso site ou aplicativo e informe as ocorrências de forma anônima.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que todas as demandas relatadas pelos profissionais durante as visitas são encaminhadas ao Departamento Jurídico para que sejam tomadas as providências cabíveis.