Sindicato dos Médicos aciona Secretaria de Saúde de Jijoca após constatar dificuldades no atendimento à população na UPA de Jericoacoara
Dr. Edmar Fernandes observou apenas um médico de plantão e ausência de medicamentos e equipamentos essenciais

Durante visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jericoacoara, no dia 08 de setembro, o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, constatou algumas dificuldades no atendimento à população. Na última sexta-feira (15), a entidade encaminhou ofício à Secretária de Saúde do Município de Jijoca de Jericoacoara requerendo a adoção de medidas imediatas para garantir que a unidade opere de forma adequada e segura.

Leia mais: Sindicato dos Médicos visita unidades de saúde no Litoral Oeste do Ceará para averiguar denúncias

De acordo com Dr. Edmar Fernandes, a UPA funciona com apenas um médico de plantão para atender todas as demandas de emergência na cidade. Também observou a ausência de recursos essenciais, como medicações para conduzir emergências em situação de trauma, ventilador mecânico, ultrassom, materiais para intubação orotraqueal (IOT), dreno de tórax e materiais para imobilização no trauma.

Além disso, constatou a falta de segurança no local, expondo pacientes e funcionários a riscos desnecessários.

“Vi somente um médico trabalhando, soube que geralmente são dois, mas somente um médico é ruim para atender adequadamente a população, principalmente em casos de diversas emergências. Vi que não tem segurança no local, o que é muito perigoso. Todas essas demandas observadas serão levadas ao conhecimento da Secretaria de Saúde de Jijoca para que funcionários e pacientes não sejam prejudicados”, disse Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que está à disposição da gestão para auxiliar na busca de soluções para essas questões.