Sindicato dos Médicos visita unidades de saúde no Litoral Oeste do Ceará para averiguar denúncias
As demandas observadas serão oficializadas pelo Departamento Jurídico em busca das medidas cabíveis

Dando continuidade às visitas nas unidades de saúde do Ceará para averiguar as condições de funcionamento e denúncias relacionadas ao trabalho médico, de 08 a 10 de setembro, o Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo diretor Dr. Edmar Fernandes, esteve nas cidades do Litoral Oeste: Trairi, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval.

No Hospital e Maternidade José Granja Ribeiro, em Trairi, por exemplo, foi observado que não estão sendo realizados partos em gestantes em situações graves e que o centro cirúrgico encontra-se fechado, sem previsão de reabertura. O ponto positivo, segundo Dr. Edmar Fernandes, é que o local possui segurança adequada.

Leia mais: Sindicato dos Médicos intensifica visitas nas unidades de saúde em Fortaleza

Já em Itarema, no Hospital Natércia Rios, foi verificado ausência de segurança, sobrecarga de trabalho e possível modelo de contratação por meio de Sociedade em Conta de Participação (SCP). “Itarema é uma cidade turística, que atrai muitos visitantes nesta temporada de ventos, mas o hospital não se preparou e, diariamente, são realizados 100 atendimentos por apenas dois médicos, que ainda ficam responsáveis pela área vermelha e maternidade. Solicitamos a contratação de pelo menos mais um clínico geral e um pediatra”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

Em Jijoca de Jericoacoara, o diretor visitou o Hospital Municipal Gabriel Brandão de Souza. Na ocasião, conversou com os médicos e com os gestores, e verificou condições de atendimentos e ambulâncias adequadas, além de constatar estoque de materiais para curativos. Já na UPA, verificou ausência de segurança e a presença de apenas um médico para atender a população.

No Hospital Municipal de Camocim, nenhuma irregularidade foi encontrada. Em Chaval, município na lista do Devedômetro, além do atraso no pagamento dos médicos, o centro cirúrgico e equipamentos de raio-x do hospital não estavam funcionando.

No Hospital Municipal de Granja, o diretor verificou que não há médicos para atender a população. Na sexta-feira (08), recebeu a informação de que os profissionais estariam em uma cirurgia e no sábado (09), não havia nenhum e os atendimentos estavam sendo realizados por enfermeiros e outros profissionais da saúde.

“Reafirmando meu compromisso de visitar as unidades de saúde e fiscalizar os locais de atendimento à população, todas essas demandas observadas serão levadas para as respectivas secretarias de Saúde, para que sejam resolvidas e que os médicos e a população não sejam prejudicados”, finaliza Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que todas as demandas serão oficializadas pelo Departamento Jurídico em busca das medidas cabíveis.

Galeria de fotos: