Sobre a infestação de pulgas na UPA Canindezinho, ISGH diz que as dedetizações obedecem a um calendário rotineiro e que outras ações estão sendo executadas
Instituto ressaltou que ventilação reduzida e diminuição de luminosidade proporcionam proliferação de pragas

Na última segunda-feira (11), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu um ofício do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) em resposta ao pedido de esclarecimentos acerca da reincidência de infestação de pulgas na UPA Canindezinho, em Fortaleza. Segundo o ISGH, os insetos seriam percevejos e que as dedetizações da unidade obedecem a um calendário rotineiro habitual.

Leia mais: Médicos da UPA Canindezinho devem paralisar atendimentos a partir de segunda-feira (04) devido à infestação de pulgas; Sindicato solicita interdição ao CREMEC

Ainda conforme o Instituto, várias dedetizações foram realizadas na área interna e externa da UPA. No ofício, o ISGH anexou o Plano de Ação, o Controle de Dedetizações/Ano 2023 e o Controle de Higienização, evidenciando a busca de soluções para resolução do problema.

Além disso, ressaltou que a ventilação do local está reduzida devido à reforma, que associada à diminuição de luminosidade, proporciona um ambiente com maior umidade, tornando mais propício à proliferação de pragas sob o piso da unidade.

Também justificou que os equipamentos utilizados na reforma dificultam o acesso para a pulverização de substâncias para o extermínio dos percevejos em alguns locais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera que seguirá atento à situação, tomando todas as providências cabíveis em caso de reincidência.