Infestação de pulgas volta a acontecer na UPA Canindezinho; Sindicato dos Médicos cobra dedetização eficiente e monitoramento contínuo
Médicos, enfermeiros e demais funcionários estão sofrendo com coceiras e feridas pelo corpo por conta do contato com os insetos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canindezinho, em Fortaleza, voltou a apresentar casos de infestação de pulgas. Segundo informações que chegaram ao Sindicato dos Médicos do Ceará, diversos ambientes da unidade, incluindo áreas de repouso, consultório e copa estão infestados.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe resposta do ISGH em relação às condições de funcionamento e desfalque na equipe pediátrica na UPA Canindezinho

Os relatos também indicam que médicos, enfermeiros e demais funcionários estão sofrendo com coceiras e feridas pelo corpo por conta do contato com os insetos. Nesta quinta-feira (24), o Sindicato encaminhou ofício em caráter de urgência à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) requerendo a adoção de medidas imediatas no controle da situação, bem como uma dedetização eficiente e monitoramento contínuo.

Os médicos informaram que, no dia 22 de agosto, foram forçados a dormir no chão da antiga farmácia da UPA devido a quantidade de pulgas presentes nas acomodações. “É preocupante perceber que essa infestação pode estar se estendendo para outras áreas da unidade, incluindo o espaço de observação e, potencialmente, afetando os pacientes em atendimento”, adverte Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade ressalta que o mesmo problema foi relatado três vezes em maio deste ano. Na época, o ISGH informou que tratava-se de percevejos e não pulgas, e que em dezembro de 2022 havia realizado uma dedetização e o descarte de todos os colchões.

Providências

O Sindicato dos Médicos alerta que a presença de pulgas, além de transmitir doenças e reações alérgicas, impacta no atendimento aos pacientes e na qualidade dos serviços prestados. Como solução para o problema, a entidade sugere uma dedetização abrangente da UPA, um monitoramento contínuo por meio de inspeções regulares e ações preventivas, e que as medidas de controle sejam comunicadas aos profissionais de saúde e pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para colaborar no que for necessário para resolver essa situação.