Médicos da UPA Pajuçara relatam problemas e atrasos de pagamentos durante Assembleia Geral
Profissionais deliberaram que o ideal seria a efetuação do pagamento até, no máximo, o dia 25 do mês subsequente ao serviço prestado

Na última segunda-feira (17), o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com os médicos da UPA Pajuçara, no município de Maracanaú, acerca dos atrasos de pagamentos e deliberação de uma data para emissão da nota fiscal a ser entregue à gestão. Na ocasião, os profissionais também relataram outros problemas.

Leia mais: Sindicato realizará Assembleia Geral com médicos da UPA Pajuçara na segunda-feira (17)

O diretor e a advogada do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes e Dra. Gabrielle Gadelha, explicaram que a gestão possui o prazo contratual de 30 dias após a emissão da nota fiscal para efetuar o pagamento. Os profissionais ressaltaram a importância da transparência do processo, destacando que não possuem clareza quanto aos prazos de análise e efetivação dos pagamentos.

Os médicos deliberaram sobre a proposta de fluxo, estabelecendo que o ideal seria a efetuação do pagamento até, no máximo, o dia 25 do mês subsequente ao serviço prestado. Também aprovaram os seguintes prazos: envio do demonstrativo aos médicos até o 5º dia do mês subsequente à prestação do serviço e emissão e envio da nota fiscal até o 15º dia.

A proposta também sugere melhoria na transparência e previsibilidade no pagamento, e que no momento de envio do demonstrativo seja informado a data limite para nota fiscal e prazo para pagamento, ressaltando que a forma de recebimento das comunicações deve ocorrer por e-mail.

Outras demandas

Ainda na assembleia, os médicos da UPA Pajuçara relataram outros problemas que enfrentam diariamente, como a necessidade de reforma e aumento do repouso, tendo em vista o espaço pequeno para atender muitos profissionais, além da falta de escadas nos beliches.

Também foi pontuada a ausência de segurança na UPA, especialmente nos plantões noturnos. Dr. Edmar Fernandes indicou que o Sindicato solicitará que o novo concurso da guarda municipal tenha reserva de pessoal para lotação nas unidades de saúde, como forma de aumentar a segurança no local.

Redução de valores

Os profissionais relataram que, ao buscarem esclarecimentos da gestão sobre a redução do valor recebido, foram comunicados que o contrato não permitia reajuste até determinado prazo. Também solicitaram que os plantões noturnos e de finais de semana tenham maior valor em relação aos plantões diurnos, já que atualmente não há diferenciação.

A direção do Sindicato dos Médicos informou que o assunto será levado para reunião com a gestão e assegurou que a entidade tomará todas as providências necessárias para buscar uma resolução. Quando ao reajuste solicitado pelos médicos, o Sindicato irá sugerir que seja pago um valor entre o que é recebido agora e o que era quando contratados pela COAPH.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que todas as demandas serão levadas para conhecimento da gestão municipal de Maracanaú.