Sindicato dos Médicos pede esclarecimentos à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza acerca da suspensão de contrato com a COOPANEST
A cooperativa encerrou o contrato no dia 14 de junho devido ao atraso de pagamentos, que ultrapassa R$ 1 milhão

Na última quinta-feira (15), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Vladimir Spinelli, solicitando providências e esclarecimentos acerca da suspensão do contrato com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST).

Leia mais: Sindicato denuncia ausência de pagamento dos médicos atuantes na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

Segundo informações recebidas pela entidade, a cooperativa encerrou o contrato com o hospital filantrópico no dia 14 de junho devido aos pagamentos em aberto dos meses de dezembro de 2022, março, abril e maio deste ano. A dívida já soma R$ 1,2 milhão, o que teria tornado a continuidade da prestação do serviço inviável.

“A situação nos preocupa, pois o encerramento de um serviço tão importante acarretará, sem dúvidas, em sérios prejuízos à saúde da população atendida pelo SUS na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, o Sindicato dos Médicos lembra que, em maio, realizou uma campanha em apoio à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que tem sofrido com a desatualização dos recursos repassados pelos entes públicos para cobrir os custos com o atendimento a pacientes do SUS.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e acompanhará a situação até sejam apresentadas quais medidas serão tomadas para que não haja prejuízos aos serviços de anestesiologia aos pacientes do SUS.

Foto: Prefeitura de Fortaleza