Sindicato denuncia ausência de pagamento dos médicos atuantes na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Profissionais que atuam no Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo estão sem receber salários há dois meses

Após ser acionado com a denúncia de que os médicos da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que atuam no Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, estão com os salários atrasados, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário da Saúde de Fortaleza, Dr. João Borges, e ao provedor da Santa Casa, Luíz Gonzaga Nogueira Marques, solicitando a regularização célere da situação. Os profissionais estão sem receber seus honorários há dois meses.

Leia mais: Em resposta ao Sindicato dos Médicos, SMS informa que efetuou pagamento à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

Nos ofícios, encaminhados na última terça-feira (14), o Sindicato dos Médicos destaca que os profissionais entraram em contato com os responsáveis pelo pagamento, na tentativa de resolver a situação, mas foram informados que a Santa Casa não está recebendo os repasses devidos por parte da Prefeitura de Fortaleza.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, alerta para os recorrentes atrasos de pagamentos dos profissionais na cidade de Fortaleza. “Infelizmente, tem chegado muitas denúncias de atraso salarial dos médicos que atuam em unidades de saúde, e nosso objetivo, como instituição que protege e resguarda a categoria, é de encontrar uma forma de obter uma resolutividade definitiva para essa questão ou haverá um desinteresse forçoso destes profissionais em continuarem com seus vínculos, causando transtorno na saúde pública”, afirma.

Direito do médico

O Sindicato reitera que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada.

Fonte: Reprodução/Secult