Hospital do Coração de Sobral acumula série de atrasos salariais, escassez de medicamentos e corre risco de fechamento; Sindicato dos Médicos solicita providências
A ausência de condições de trabalho teria provocado a saída do diretor clínico e técnico, e tem motivado a entrega de escalas

A situação do Hospital do Coração de Sobral atingiu um ponto insustentável. A unidade, que é referência em cardiologia clínica, cirúrgica e hemodinâmica em todo o Ceará, corre risco iminente de fechar as portas.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita que Hospital do Coração de Sobral informe previsão para regularizar pagamentos atrasados desde novembro

De acordo com as denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, o hospital enfrenta uma escassez de medicamentos e insumos, que teria, inclusive, provocado a saída do diretor clínico e técnico, além do acúmulo de atrasos salariais, com médicos aguardando pagamentos de serviços prestados há quase um ano.

Na última quinta-feira (15), após ser acionado pelos profissionais que sinalizaram a possibilidade de entregar suas escalas de trabalho, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), à Secretaria de Saúde de Sobral e à 2ª Promotoria de Justiça de Sobral e da Promotoria de Defesa da Saúde Pública, solicitando uma fiscalização para averiguar as denúncias recebidas.

Além disso, a entidade pediu aos órgãos que procedam com as intervenções necessárias para preservar a saúde e o bem-estar dos cidadãos que dependem do centro de atendimento cardíaco.

Atrasos salariais

De acordo com as denúncias recebidas pela entidade, há médicos com salários atrasados há quase um ano.

– Médicos ambulatoriais aos pacientes de convênios: salário em atraso desde julho de 2022;

– Médicos do setor da Hemodinâmica: salário em atraso desde novembro de 2022;

– Médicos especializados em cirurgia cardíaca: salário em atraso desde dezembro de 2022;

– Médicos das UTI’s e pronto-atendimento: salário em atraso desde fevereiro de 2023.

Insumos e medicamentos

Além do grave problema de atraso salarial, o Hospital do Coração enfrenta uma severa falta de insumos e medicamentos essenciais para o bom desenvolvimento dos tratamentos necessários. Segundo os profissionais, os serviços de Holter e Loop só não foram interrompidos devido à doação dos cabos necessários para o funcionamento dos aparelhos, feita por uma empresa privada de laudos.

No entanto, até hoje, não há calibração e manutenção adequada desses equipamentos, o que compromete sua eficiência e confiabilidade nos diagnósticos cardiológicos.

Os médicos também relataram sucessivas faltas de medicações anti-anginosas, essenciais para o tratamento dos pacientes com problemas cardíacos. A ausência desses medicamentos compromete a estabilidade dos pacientes, aumenta os riscos de complicações e deteriora o quadro clínico dos mesmos.

Além disso, foi apontado que a saída do diretor clínico e técnico do hospital, assim como de outros médicos, teria sido motivada pela ausência de condições adequadas de trabalho, que compromete não apenas a saúde dos pacientes, mas a segurança dos profissionais, gerando desmotivação e exaustão.

“A falta de uma gestão adequada, aliada aos atrasos nos pagamentos dos profissionais de saúde e ausência de condições de trabalho, coloca em risco a qualidade dos serviços oferecidos, além de comprometer a imagem e a credibilidade do próprio município, que não garante os investimentos necessários para o bom funcionamento deste importante equipamento”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Intervenção

À 2ª Promotoria de Justiça de Sobral e da Promotoria de Defesa da Saúde Pública, o Sindicato dos Médicos solicitou também que adote as diligências necessárias para uma intervenção municipal ou estadual, no sentido de garantir que o Hospital do Coração de Sobral possa retomar suas atividades plenamente, com uma gestão eficiente, o pagamento regular dos profissionais de saúde e a preservação dos serviços essenciais oferecidos à população.

“A intervenção se mostra indispensável para restabelecer a ordem, garantir os direitos dos profissionais de saúde, assegurar um atendimento de qualidade à população de Sobral e, acima de tudo, preservar vidas”, finaliza Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará todas as medidas cabíveis até que haja o restabelecimento completo das condições de trabalho e de atendimento à população.

Foto: HCS Sobral