Médicos de São Gonçalo do Amarante deliberam que, caso pagamentos não sejam efetuados até dia 15 de cada mês, haverá paralisação dos serviços
Os profissionais reforçaram a necessidade de melhores condições de trabalho nas unidades de saúde

Na última segunda-feira (12), o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com os médicos do município de São Gonçalo do Amarante, que atuam no Hospital Municipal e na UPA Pecém, para deliberação acerca dos atrasos salariais e condições de trabalho. Por unanimidade, os profissionais decidiram paralisar as atividades caso não ocorra pagamento até o dia 15 de cada mês.

Leia mais: Sindicato dos Médicos protocola ofício na Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante cobrando regularização dos pagamentos

A assembleia ocorreu de forma virtual e contou com a participação do diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, a gerente jurídica Dra. Thaís Timbó e a advogada Dra. Vivian Nogueira. Durante a reunião, os médicos informaram que não possuem vínculo formalizado em contrato com o Instituto Práxis, bem como não há qualquer estipulação de uma data para o pagamento, sendo, normalmente, efetuado todo dia 15 de cada mês subsequente ao trabalhado.

Diante do explanado, em relação ao atraso de pagamento, foi apresentada a proposta de que fique acordado, caso não haja o pagamento no dia 15, conforme definido de forma verbal pela empresa contratante, será enviado ofício informando que em 72 horas haverá paralisação parcial dos serviços médicos até que o pagamento seja restabelecido.

Ainda na assembleia, Dr. Edmar Fernandes ressaltou a necessidade de haver o Diretor Clínico do Hospital Municipal de São Gonçalo, tendo em vista a relevância do cargo eleito pelo corpo clínico. Além disso, a Dra. Thaís Timbó assegurou que irá questionar ao município e ao Instituto Práxis sobre a ausência de contrato formalizando a relação dos médicos, considerando a insegurança jurídica que causa.

Condições de trabalho

Na ocasião, os profissionais reforçaram a necessidade de melhores condições de trabalho nas unidades de saúde devido à insuficiência de médicos escalados para atender a alta demanda de pacientes pediátricos e do Pronto Atendimento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que as demandas relatadas pelos profissionais serão levadas para conhecimento do Instituto Práxis, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) por meio de ofício.