Sindicato dos Médicos participa de reunião com gestores de Maranguape para tratar atraso salarial de dezembro de 2020 dos profissionais do hospital municipal
Os médicos devem procurar o Departamento Jurídico para informar seus dados e dar entrada em uma ação judicial conjunta

Na última terça-feira (30), o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, e a advogada Dra. Vivian Nogueira, participaram de uma reunião no município de Maranguape para tratar, mais uma vez, sobre o atraso salarial dos médicos que atuam no Hospital Municipal Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster. Os profissionais ainda não receberam os pagamentos referentes aos serviços prestados em dezembro de 2020.

Leia mais: Sindicato dos Médicos do Ceará encaminha ofício à Prefeitura de Maranguape por agravamento das condições laborais e estruturais na UPA do município

A reunião ocorreu com a secretária de Saúde de Maranguape, Cleonice Caldas, e o diretor geral do hospital, Éder Fernandes. Na ocasião, os gestores justificaram que o atraso ocorreu ainda na gestão anterior e que os pagamentos só poderiam ser efetuados via judicialização, pois os valores não foram empenhados durante a transição.

“Estivemos reunidos em Maranguape para tentar, novamente, negociar a questão do atraso dos salários dos médicos de forma administrativa, mas após várias tentativas e reuniões sem êxito, decidimos entrar na justiça para que os pagamentos sejam realizados”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato convoca todos os médicos do hospital municipal que estão com os salários do mês de dezembro de 2020 em atraso para dar entrada em uma ação judicial conjunta. Os profissionais devem procurar o Departamento Jurídico para informar seus dados.

Visitas

Ainda no hospital, o diretor e a advogada do Sindicato dos Médicos aproveitaram para realizar visitas aos profissionais e receberam informações sobre sobrecarga de trabalho. Segundo os relatos, a média é de mais de 100 atendimentos por dia para cada médico, sem momento para descanso. Também comunicaram que não há uma triagem para avaliar a gravidade dos pacientes.

Dr. Edmar Fernandes e a Dra. Vivian Nogueira realizaram, ainda, visitas aos médicos da UPA de Maranguape e todas as demandas recebidas foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde para que as providências necessárias sejam tomadas com urgência.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará todas as medidas cabíveis para a regularização dos pagamentos em atraso, bem como para garantir condições de trabalho dignas aos profissionais de Maranguape.

Fonte: Comunicação do Sindicato Dos Médicos do Ceará