Sindicato dos Médicos solicita medidas imediatas para contratação de mais profissionais no Hospital Regional Norte
Equipe médica está reduzida, com uma demanda excessiva de pacientes para cada plantonista

Por meio de ofício à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou a contratação de mais profissionais para atuar no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. A entidade tomou conhecimento de que a equipe médica está reduzida, gerando uma demanda excessiva de pacientes para cada plantonista.

Leia mais: Sindicato dos Médicos reforça pedido de mais contratações para o Hospital Regional Norte

Hospital Regional Norte: durante visita, Sindicato dos Médicos constata necessidade de redimensionamento dos profissionais

No ofício, a entidade destaca que, recentemente, no eixo azul do hospital, foram registrados 80 pacientes para apenas um plantonista, enquanto a equipe deveria contar com pelo menos quatro plantonistas. Além disso, no eixo vermelho também há uma alta demanda, o que tem comprometido a qualidade do atendimento médico prestado.

“O HRN se tornou a referência em pediatria para a Superintendência Regional Norte, que atende 55 municípios, contudo, neste momento, a ocupação está altíssima e a gestão do ISGH insiste em não contratar novos profissionais para suprir a escala. Cabe ainda salientar que há considerável número de profissionais da saúde que estão adoecendo, o que só piora as condições de trabalho”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

Reincidência

O Sindicato dos Médicos alerta para a reincidência do problema. No ano passado, por três vezes, a entidade acionou as instituições, inclusive o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), sobre a necessidade de contratação de profissionais para o Hospital Regional Norte.

O fato de o mesmo problema voltar a se repetir indica uma possível negligência do poder público em relação à saúde pública. “O poder público pode ser responsabilizado por não ter tomado as medidas adequadas para solucionar o problema mesmo após ter sido notificado sobre isso no ano passado”, complementa Dr. Leonardo Alcântara.

O Hospital Regional Norte, referência única de emergência pediátrica na região Norte do Ceará, é vinculado à Sesa e administrado pelo ISGH. O HRN conta com 30 leitos de enfermaria, 10 UTIs pediátricas, além de 39 leitos de enfermaria e 10 UTIs na área Neonatal.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que seguirá tomando todas as providências necessárias para a contratação de mais profissionais e que não haja reincidências.

Fonte: Governo do Ceará