Hospital Regional Norte: durante visita, Sindicato dos Médicos constata necessidade de redimensionamento dos profissionais
Por meio do Sindicato Itinerante, entidade realizou uma série de visitas às unidades de saúde no município de Sobral

O Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio do Sindicato Itinerante, realizou visita ao Hospital Regional Norte (HRN), no município de Sobral, na última terça-feira (22). Objetivo foi dar segmento às visitas às unidades de saúde do Estado e verificar as principais demandas dos médicos.

A visita foi realizada pelo diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, e a gerente jurídica da entidade, Dra. Thaís Timbó. Na oportunidade, os profissionais relataram descontentamento com o redimensionamento das equipes em virtude do aumento de leitos e indicativo de demandas por médicos. Também ressaltaram a superlotação dos leitos de UTI na maternidade.

“Verificamos que existe a necessidade de redimensionamento dos profissionais e de conversação entre os hospitais – HRN, Santa Casa e Hospital Dr. Estevão – para reformularmos esse fluxo e dimensionar os atendimentos. Infelizmente, existem muitos casos que deveriam ir para a UPA e chegam ao hospital, que é da atenção secundária”, explica Dra. Thaís Timbó.

O Sindicato dos Médicos lembra que, em abril e julho deste ano, já oficiou o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), direção do hospital e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), solicitando o reforço de mais profissionais da saúde para o setor pediátrico do HRN.

Ainda de acordo com a gerente jurídica do Sindicato, a atenção primária do município de Sobral também precisa de melhoria. Segundo ela, há muito casos de complicações na gestação, que chegam à rede de atenção secundária, por falta de acompanhamento pré-natal que deveriam ser feitos nas policlínicas ou UBSs.

“O Sindicato Itinerante passou por Sobral, dando continuidade às nossas visitas às unidades de saúde, onde conversamos com os colegas médicos, ouvimos bastantes denúncias, demandas que ocorrem no HRN e em todo o município de Sobral, e já vamos tentar resolver, conversando com a Secretaria da Saúde e direção do hospital”, ressaltou Dr. Edmar Fernandes.

Sindicato Itinerante

Ainda em Sobral, o Sindicato Itinerante também visitou os médicos da UPA e da Santa Casa de Misericórdia. Na UPA Sobral, Dr. Edmar Fernandes conversou com os profissionais médicos, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato, apresentou os benefícios e ouviu as principais demandas da categoria. Já na Santa Casa de Misericórdia, os representantes participaram, na tarde da segunda-feira (21), de uma reunião para tratar as questões trabalhistas dos médicos após intervenção por parte da Prefeitura de Sobral.

Segundo Dra. Thaís Timbó, o Sindicato dos Médicos vai voltar ao município para uma reunião com os profissionais do hospital filantrópico, principalmente os celetistas, para entender e orientar sobre a nova forma de contratação proposta pela prefeitura, por meio de PJ, via Instituto para Gestão em Saúde de Sobral (IGS). Além disso, a entidade marcará uma nova reunião com os representantes do IGS e os interventores da Santa Casa para analisar os contratos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis para atender as demandas dos profissionais que laboram em Sobral.

Galeria de fotos: