Sindicato dos Médicos reforça pedido de mais contratações para o Hospital Regional Norte
Entidade acionou CREMEC e Secretaria da Saúde em relação à alta demanda do setor pediátrico e sobrecarga de profissionais

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou, nesta quarta-feira (06), ofício ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) e à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para reforçar solicitação de mais profissionais da saúde para o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, em razão da alta demanda do setor pediátrico. Em abril, a entidade já havia oficiado, pelo mesmo motivo, a direção do hospital e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), mas até o momento não houve retorno nem modificação da situação.

Leia mais: Sindicato dos Médicos reivindica contratação de profissionais da saúde para o Hospital Regional Norte

De acordo com o Sindicato dos Médicos, o HRN é referência em emergência pediátrica, no qual atende 55 municípios da Região Norte. No entanto, ainda  devido ao período de quadra invernosa e arboviroses, a ocupação está em nível altíssimo, com apenas três médicos por turno e dois no final de semana para dar vazão aos atendimentos.

“A ocupação do HRN continua muito elevada e o ISGH, responsável por gerir o hospital, insiste em não contratar novos profissionais para suprir a escala. Cabe ainda salientar que há considerável número de profissionais da saúde que estão adoecendo, o que só piora as condições de trabalho”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Riscos

O Sindicato dos Médicos ressalta ainda os riscos que a carência de profissionais provoca. De acordo com denúncias recebidas pela entidade, com a equipe de plantonistas reduzida, as crianças não estão recebendo a atenção devida nem mesmo sendo reavaliadas quando encontram-se em observação.

Uma das denúncias aponta, por exemplo, que na última segunda-feira (04), não havia nenhum médico pediatra para atender as 30 crianças no eixo vermelho.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando e tomando as providências cabíveis até que a situação seja regularizada.

Foto: Reprodução/Governo do Ceará