Sindicato dos Médicos encaminha ofício à SMS solicitando reforço na equipe médica do Gonzaguinha do José Walter
Segundo relatos recebidos pela entidade, o período noturno está com apenas dois médicos clínicos para atender 63 leitos

Nesta quarta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando reforço na equipe médica e adequação da escala dos plantonistas do Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter, em Fortaleza. Segundo informações recebidas pela entidade, o período noturno está com apenas dois médicos clínicos para atender 63 leitos.

Leia mais: Gonzaguinha José Walter: após fechamento da emergência clínica, SMS informa que hospital passou a ser de Retaguarda de Leitos para a rede de clínica médica

Ainda segundo os relatos, o diretor clínico do hospital teria retirado um médico da noite, colocando-o em outra especialidade. No período matutino, são três médicos clínicos e dois prescritores.

“No período noturno, cada médico estaria responsável por mais de 30 leitos de pacientes das unidades C, D e UTU, o que demonstra uma sobrecarga de trabalho e logística inviável. O Conselho Regional de Medicina (CRM) orienta que a proporção deve ser de 14 pacientes em leito de internação para um médico, portanto seriam necessários quatro médicos para atender os pacientes destas unidades”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

O Gonzaguinha do José Walter conta, atualmente, com 154 leitos, sendo 60 de clínicas médica, 56 de alojamento conjunto, quatro para internação obstétrica (intercorrência da gestação), 10 de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e 24 de observação.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis para garantir a regularização da equipe médica o mais rápido possível.

Foto: Reprodução/O Otimista