Sindicato dos Médicos aciona Secretaria da Saúde do Ceará por falta de medicamentos imprescindíveis no Hospital Geral de Fortaleza
Nipride, Fenoterol, Salbutamol, Brometo de Ipratrópio gotas e Octreotide são alguns dos medicamentos sem estoque

Na última sexta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), denunciando a falta de medicamentos imprescindíveis para o tratamento de pacientes, inclusive em estado grave, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A entidade tomou conhecimento de que o hospital está sem estoque de importantes medicamentos, como Nipride, Fenoterol, Salbutamol, Brometo de Ipratrópio gotas e Octreotide.

Leia mais: Sindicato dos Médicos encaminha ofício ao Cremec solicitando medidas cabíveis acerca da restrição do atendimento de emergência do HGF

Após visita do Sindicato, emergência do Hospital Geral de Fortaleza é reaberta

O Sindicato dos Médicos ressalta que o Nipride, por exemplo, é um medicamento utilizado para controlar a pressão arterial em pacientes com hipertensão arterial severa, insuficiência cardíaca ou insuficiência coronariana aguda. Já o Fenoterol e Salbutamol são broncodilatadores utilizados para o tratamento de crises agudas de asma e outras doenças pulmonares obstrutivas. O Brometo de Ipratrópio em gotas é utilizado para o tratamento de broncoespasmo e a nebulização de Octreotide é indicada em casos de hemorragia digestiva e pancreatite aguda.

“Solicitamos que sejam tomadas medidas urgentes para garantir o abastecimento desses medicamentos no Hospital Geral de Fortaleza, uma vez que a falta dessas medicações pode comprometer o tratamento e a recuperação dos pacientes”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que as medidas necessárias sejam tomadas com a máxima brevidade possível.

Foto: Reprodução/Sesa