Sindicato dos Médicos encaminha ofício ao Cremec solicitando medidas cabíveis acerca da restrição do atendimento de emergência do HGF
Entidade sugere que haja a ampliação da capacidade de atendimento, por meio da construção de novos leitos, entre outras medidas

Na última quarta-feira (1º), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) solicitando que o órgão tome medidas cabíveis acerca da restrição de atendimento da emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Os atendimentos do hospital foram suspensos na noite da última terça (28) devido à superlotação.

Leia mais: Após visita do Sindicato, emergência do Hospital Geral de Fortaleza é reaberta

No ofício, a entidade anexou cópia do memorando Nº 006/2023 enviado pela Coordenadora de Gestão do Cuidado Médico/HGF à Funsaúde informando sobre a restrição de atendimento em razão da superlotação da unidade. Conforme o memorando, os atendimentos seriam suspensos por 12 horas, de 17h30 às 07 horas. No entanto, após visita do presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, acompanhado de alguns deputados estaduais, a emergência foi reaberta de imediato.

Ainda no documento, o Sindicato dos Médicos apontou que o acontecimento foi uma decisão precipitada da Direção do HGF, mas que se faz necessário que o Cremec fique vigilante à situação para que não ocorra novamente, bem como se certifique de quais medidas efetivas serão tomadas pela Direção do HGF e Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa) para garantir uma resolutividade definitiva.

“Entendemos a gravidade do problema da superlotação, mas acreditamos que há outras possibilidades para lidar com essa situação que não envolvem a restrição do atendimento aos pacientes”, afirma Dr. Leonardo Alcântara.

Sugestões de melhorias

Como forma de resolver a situação, o Sindicato dos Médicos sugere que haja a ampliação da capacidade de atendimento do HGF, por meio da construção de novos leitos, da contratação de mais profissionais de saúde e concurso público, com aumento dos recursos financeiros destinados ao hospital, entre outras medidas.

A entidade também ressalta que é importante investir na melhoria da gestão hospitalar, por meio da adoção de práticas eficientes de gestão, como a otimização do uso dos recursos disponíveis, a redução do tempo de espera dos pacientes, bem como a implementação de sistemas de triagem mais eficazes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera ao Cremec o pedido para que adote as medidas que entender cabíveis, para que não ocorra novamente situação de superlotação que cause a suspensão ou restrição de atendimentos.

Foto: Reprodução/Governo do Ceará