Sindicato encaminha ofícios aos municípios cearenses recomendando adequação do piso salarial médico para cerca de R$ 11 mil
A entidade também informou os novos valores mínimos para consultas médicas e plantões de 12 horas

Na última sexta-feira (24), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofícios aos prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios cearenses recomendando a adequação e execução do novo piso salarial médico de 20 horas semanais para R$ 10.991,83. Foram notificadas as seguintes prefeituras: Aquiraz, Aracati, Barbalha, Beberibe, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixeramobim, São Benedito, Sobral e Tianguá.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recomenda piso estadual de cerca R$ 11 mil para a categoria

Estudo do CFM aponta que médicos têm salários 63% abaixo do piso; Sindicato convoca categoria para debater tema em assembleia

Além do piso, a entidade também informou que o valor mínimo de consulta médica passa a ser de R$ 121,83; valor do plantão diurno (12 horas) de R$ 1.523,02; e o valor de plantão noturno (12 horas) de R$ 2.094,15.

Os novos valores foram aprovados durante Assembleia Geral Extraordinária, em 22 de dezembro de 2022, onde os profissionais médicos discutiram a necessidade do estabelecimento de um novo piso médico estadual, bem como os valores mínimos de plantões e consultas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, a discussão se deu após a entidade ser acionada diversas vezes pelos profissionais questionando sobre os valores praticados atualmente, tanto pelas empresas como pelos municípios. Ainda de acordo com o presidente, a entidade realizou um estudo de parâmetro para o piso, com o objetivo de garantir valores de referências justos e condizentes com a realidade regional.

“É fundamental destacar que a categoria médica precisa ser valorizada, e nos últimos anos tem havido uma precarização do trabalho médico, o que poderá ser mitigado com a aplicação desta deliberação do piso salarial, dos valores de plantões e consultas médicas. Ademais, desde 2021, já existe um valor mínimo da consulta médica, o qual precisa ser atualizado, devido ao aumento do custo de vida”, explica Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que não medirá esforços para garantir a adequação do piso salarial médico no Estado.