Estudo do CFM aponta que médicos têm salários 63% abaixo do piso; Sindicato convoca categoria para debater tema em assembleia
Nos estados do Nordeste, os valores oferecidos encontram-se inferiores a média nacional

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), após analisar os editais de concursos públicos para médicos, entre os meses de janeiro e julho deste ano, aponta que os salários estão 63% abaixo do piso. Segundo o estudo publicado na revista do CFM, edição de setembro, dezenas de concursos ofereceram salários mensais de R$ 5 mil, para uma jornada de 40 horas semanais, ou de R$ 2,7 mil, para 20 horas semanais. O Sindicato dos Médicos do Ceará convoca a categoria para discutir o tema em assembleia geral na próxima quinta-feira (22).

Conforme o CFM, o valor médio nacional da remuneração dos médicos para uma carga horária de 20 horas semanais é de R$ 6.608,98, e de 40 horas semanais, de R$ 13.480,74. Na região Nordeste, os estados oferecem valores inferiores a esta média nacional: R$ 5,8 mil (20 horas) e R$ 12,5 mil (40 horas).

Os menores salários, no entanto, concentram-se na região Norte: menos de R$ 4,7 mil para uma jornada de 20 horas e, em média, R$ 11 mil para a jornada de 40 horas. Já as regiões Sul e Centro-Oeste, registraram médias salariais acima da nacional, com vencimentos de R$ 8 mil e R$ 10 mil, por 20 horas semanais, respectivamente, e para 40 horas semanais, de R$ 18,6 mil e R$ 13,5 mil.

A publicação destaca, ainda, que os valores são bem inferiores ao que sugere a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) para o ano de 2022, de R$ 17.742,78 por mês para 20 horas semanais de trabalho.

O CFM ressalta que, na maioria dos casos, a remuneração oferecida aos médicos em concursos públicos e processos seletivos conduzidos por estados, municípios e instituições representa, em média, menos de um terço do que é referenciado pelas representações sindicais da categoria.

Assembleia

No Ceará, o Sindicato dos Médicos convoca a categoria para uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada no dia 22 de dezembro, para deliberar e estabelecer o valor do piso estadual do médico, como também estabelecer um valor mínimo de plantão e reajustar valor mínimo da consulta.

Assembleia Geral

Data: 22/12 (Quinta-feira)

Horário: 12 horas

Local: Virtual (Plataforma Microsoft Teams)