Médicos das UPAs de Caucaia vão paralisar as atividades; Sindicato notifica município e INTS sobre decisão
A paralisação se dá por atrasos recorrentes dos pagamentos dos profissionais

Na última quarta-feira (08), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou a comunicação de paralisação das atividades dos médicos que atuam nas UPAs de Caucaia ao Procurador do Município, Dr. Gutemberg Holanda Bezerra de Souza e ao Diretor Médico Institucional do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Dr. Murilo Santos. A paralisação tem início 72 horas após a comunicação.

Devido aos atrasos recorrentes, os trabalhadores médicos que atuam nas UPA’s do Município de Caucaia, decidiram paralisar as atividades parcialmente enquanto não for regularizado o pagamento. No entanto, serão mantidos os atendimentos classificados como vermelho e laranja.

A decisão foi tomada após deliberação em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida no dia 08 de dezembro de 2022, onde, caso houvesse novamente o atraso no pagamento, e passado o prazo de 30 (trinta) dias após a emissão da nota fiscal, os profissionais informariam a suspensão parcial das atividades em 72 horas enquanto permanecer a ausência de pagamento.

Leia mais: Município de Caucaia atrasa pagamentos dos médicos novamente; Sindicato aciona Procuradoria-Geral, INTS e MT Mais Saúde

Caucaia: em audiência, Ministério Público afirma que não irá aceitar modelo de contratação por meio de Sociedade em Conta de Participação

Os médicos de Caucaia estão com os salários de dezembro em atraso. No dia 05 de janeiro a nota fiscal foi emitida e no dia 04 de fevereiro completou 30 dias, conforme disposição contratual, no entanto, o pagamento ainda não foi efetuado.

“A situação de atrasos salariais no município de Caucaia é antiga e recorrente. A entidade vem acompanhando de perto a realidade dos profissionais e tem mantido o canal de negociação aberto com o munícipio para elucidar de forma definitiva essa problemática. Os profissionais prestam um serviço essencial para a população e devem ser remunerados pelo seu trabalho dentro do prazo estabelecido”, esclarece Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis para que o município regularize a situação quanto antes.