Município de Caucaia atrasa pagamentos dos médicos novamente; Sindicato aciona Procuradoria-Geral, INTS e MT Mais Saúde
Profissionais denunciaram que ainda não receberam seus devidos pagamentos referentes ao mês de dezembro

Os médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município de Caucaia denunciaram, novamente, ao Sindicato dos Médicos do Ceará, a ausência de pagamento do mês de dezembro de 2022. Na última terça-feira (07), a entidade encaminhou ofício à Procuradoria-Geral do Município, ao Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e à cooperativa MT Mais Saúde.

Nos ofícios, o Sindicato dos Médicos solicita celeridade na resolução da situação, pois trata-se de verba de natureza alimentar. Ainda nos documentos, a entidade ressalta que a falta de previsibilidade nas datas de pagamentos está prejudicando a organização orçamentária dos médicos.

A entidade alerta que o atraso salarial dos pagamentos dos médicos de Caucaia tem sido frequente, desde o ano passado, e reitera a necessidade de que o município tome medidas urgentes para solucionar essa e outras demandas que estão afetando o trabalho dos profissionais.

“Este tipo de comportamento, por parte das empresas responsáveis, pode resultar em uma crescente demandada dos médicos, que cansados de tanto desrespeito, optam por não atuar mais através destas empresas, bem como prejudica o interesse de que outros médicos assumam as escalas”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Suspensão de atividades

Ainda nos ofícios, o Sindicato dos Médicos informa que, conforme o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente. Assim como, suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que está tomando todas as medidas cabíveis para garantir que os direitos dos médicos de Caucaia sejam respeitados.

Foto: Reprodução/Ascom Caucaia