Na noite da última segunda-feira (9), o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, apresentou uma palestra sobre a importância da atuação da entidade aos estudantes da Faculdade de Medicina da UFC – Campus Sobral.
Ao iniciar a palestra, Dr. Edmar Fernandes lembrou de como começou a atuar no Sindicato dos Médicos e como percebeu a necessidade de levar o trabalho da entidade além do nível local, para representar os médicos tanto na esfera estadual, como federal.
“Para continuar a expansão do nosso trabalho, começamos a observar as dificuldades dos médicos em âmbito estadual e federal. Não dá para separar, como também não dá para separar os estudantes de medicina dos médicos, pois é uma mera questão de meses ou anos para vocês se tornarem médicos”, disse.

O presidente do Sindicato dos Médicos também apresentou o Sindicato Estudantil, ressaltando que os estudantes sindicalizados possuem os mesmos benefícios dos médicos profissionais. Além da sindicalização gratuita, os estudantes contam com descontos exclusivos no plano de saúde, Clube de Vantagens e assessoria jurídica.
“Nosso setor jurídico também trabalha para o estudante. Na época da pandemia da Covid-19, conseguimos antecipar a colação de grau de mais de 300 estudantes para atuarem na linha de frente”, lembrou Dr. Edmar.
Dr. Edmar Fernandes ressaltou ainda o trabalho da entidade na cobrança dos salários atrasados, citando o recente exemplo do município de Caucaia que, após seis meses de atraso, culminou em uma paralisação das atividades nas unidades de saúde, e a gestão municipal apresentou uma proposta de parcelamento em oito vezes, sendo aceita pela categoria.
Sindicato Estudantil
A palestra contou, ainda, com a participação da representante do Sindicato Estudantil em Sobral, Liana Amora, que explicou sobre como os estudantes podem fazer parte da entidade por meio do processo seletivo, assim como podem atuar nos Mutirões em Saúde, atendendo a população.
“Com o Sindicato Estudantil, você que é estudante e vai participar de algum congresso na área da Medicina no Brasil ou fora, pode contar com o projeto Ajuda de Custo, no qual o Sindicato dos Médicos viabiliza um valor para ajudar nas despesas”, disse a estudante.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso em lutar por uma formação de qualidade para os estudantes de Medicina.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará