Secretaria de Saúde de Limoeiro do Norte reconhece que precariedade na UBS José Santiago Lima existe desde 2017 e busca solução
Entre as providências, o diálogo contínuo com imobiliárias para encontrar um imóvel adequado dentro do território de abrangência

Após o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiar a Secretaria de Saúde de Limoeiro do Norte, no dia 11 de setembro, cobrando esclarecimentos acerca das condições insalubres e precárias da UBS José Santiago Lima, a titular da pasta, Emanuelle Sarah, respondeu ofício reconhecendo a situação da unidade. A resposta foi recebida pela entidade no dia 12 de setembro.

Leia mais: UBS José Santiago Lima, em Limoeiro do Norte, atende pacientes em condições insalubres; Sindicato dos Médicos solicita intervenção urgente

Segundo a secretária de saúde do município, as condições precárias persistem desde setembro de 2017. Também afirmou que, desde o início da atual gestão, em outubro de 2023, tem buscado alternativas para solucionar o problema, e que está em diálogo contínuo com imobiliárias para encontrar um imóvel adequado dentro do território de abrangência, no entanto, algumas tratativas não avançaram, seja por falta de enquadramento nas condições mínimas de funcionamento exigidas ou pelo desinteresse dos proprietários em alugar os imóveis à Prefeitura.

“É, de fato, lamentável que a UBS continue funcionando há tantos anos em uma casa alugada, sem a estrutura necessária para oferecer o atendimento adequado à população. No entanto, reforçamos nosso compromisso em resolver essas questões, garantindo as condições mínimas de funcionamento da UBS José Santiago Lima”, disse a secretária.

Emanuelle Sarah reforçou que a gestão e a equipe de profissionais da UBS estão dedicadas a encontrar uma solução que proporcione um ambiente adequado para os trabalhadores e pacientes.

Problemas

A UBS funciona em uma casa alugada, sem estrutura adequada para o desempenho das atividades médicas e de atendimento à população. A casa é interligada ao quintal do vizinho, o qual apresenta diversos animais, levando a barulho excessivo e odor muito forte, tudo isso alinhado às condições estruturais igualmente inadequadas, como mofo nas salas de atendimento e ausência de pias para lavar as mãos.

Além disso, o Sindicato dos Médicos recebeu denúncias de frequente interrupção no abastecimento de água na UBS, inclusive, de uma recente contaminação da caixa d’água devido a um animal morto.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as providências cabíveis até que a unidade seja remanejada para um local seguro para a realização de atendimentos.