Sindicato avança em negociação sobre proposta de aumento da gratificação de produtividade dos médicos dos CAPS de Fortaleza
A SMS garantiu que os valores apresentados serão levados para mesa de negociação na próxima semana

As negociações para o aumento da gratificação de produtividade dos médicos psiquiatras e clínicos que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza estão avançando. Na última quarta-feira (21), o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, e a advogada Gabrielle Gadelha, participaram de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) para tratar sobre a proposta de aumento.

Leia mais: Paralisação dos médicos psiquiatras dos CAPs de Fortaleza está suspensa por decisão judicial; atendimentos serão normalizados a partir de amanhã

A reunião também contou com a presença de médicos que atuam nos CAPS e profissionais de outras categorias. Na ocasião, a SMS garantiu que os valores apresentados serão levados para mesa de negociação na próxima semana. Sobre a flexibilização da jornada de trabalho, a secretaria informou que o assunto continua em discussão.

Os detalhes das propostas foram apresentados aos médicos durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato dos Médicos na última segunda-feira (19).

Defasagem salarial

No dia 2 de abril, os médicos servidores municipais dos CAPS iniciaram paralisação devido a diversas demandas, como a defasagem salarial, o desfalque das escalas e a infraestrutura precária.

A paralisação foi definida em AGE, realizada em 13 de março, onde os profissionais relataram que a situação dos salários seria a mais preocupante, apontando que cerca de 50% dos profissionais que tomaram posse no último concurso solicitaram exoneração diante da defasagem dos valores. Por decisão judicial, a paralisação foi suspensa no dia 15 abril.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que acompanhará as negociações, visando garantir uma remuneração justa e adequada aos profissionais que atuam nos CAPS.