Visita do Sindicato dos Médicos identifica condições precárias na UAPS Rigoberto Romero
Conforme observado, várias salas apresentam sinais evidentes de infiltração e um odor perceptível de mofo

Durante visita realizada à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Rigoberto Romero, no bairro Cidade 2000, no dia 9 de abril, o Sindicato dos Médicos do Ceará identificou condições precárias, como excesso de mofo nos consultórios médicos. Na última segunda-feira (15), um ofício foi encaminhado ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, expondo os problemas encontrados e solicitando providências.

Leia mais: Sindicato dos Médicos constata graves problemas estruturais e de infiltrações durante visita à UAPS Guiomar Arruda, no Pirambu

A visita foi realizada pelo diretor Dr. Marcel Áureo. Conforme observado, várias salas, incluindo as destinadas à vacinação e os consultórios médicos, apresentam sinais evidentes de infiltração e um odor perceptível de mofo.

Paredes dos consultórios médicos mofadas

Por conta das condições, os profissionais relataram um aumento nos casos de adoecimento, atribuído diretamente à presença do mofo nas instalações. “Esse ambiente insalubre é extremamente preocupante, pois compromete diretamente a qualidade do atendimento prestado à população e coloca em risco tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde que ali trabalham”, afirma o diretor.

No ofício, o Sindicato destaca a necessidade da realização de obras de manutenção e reparo nas áreas afetadas, a fim de eliminar as infiltrações e o mofo, como forma de garantir um ambiente seguro e adequado para o atendimento à saúde da população.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância de um esforço conjunto entre o poder público e as entidades representativas dos profissionais de saúde para garantir que todas as unidades de saúde ofereçam condições dignas de trabalho e atendimento.