Sindicato dos Médicos constata graves problemas estruturais e de infiltrações durante visita à UAPS Guiomar Arruda, no Pirambu
A presença excessiva de mofo tem provocado frequentes casos de infecções das vias aéreas superiores nos profissionais

O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo diretor Dr. Marcel Áureo, realizou visita de fiscalização à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Guiomar Arruda, no bairro Pirambu, no dia 9 de abril, e constatou graves problemas estruturais e de infiltrações. Na última segunda-feira (15), a entidade encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, solicitando providências.

Leia mais: Médicos da UAPS Ronaldo de Albuquerque Ribeiro enfrentam condições de trabalho adversas e desrespeito aos seus direitos; Sindicato cobra providências

Durante a inspeção, o diretor constatou que os consultórios médicos apresentam paredes com infiltrações e odor de mofo, comprometendo significativamente o ambiente de trabalho e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado à população.

Os profissionais também relataram frequentes casos de infecções das vias aéreas superiores, atribuídas às condições insalubres do ambiente, especialmente devido à presença de mofo.

Além disso, foi observado que o consultório quatro encontra-se totalmente fora de operação, impossibilitando qualquer tipo de atendimento aos pacientes. “A situação é agravada pelo fato de que os profissionais só conseguem utilizar um consultório se outro colega estiver ausente no dia, o que gera uma sobrecarga de trabalho e prejudica a eficiência dos serviços oferecidos”, explica Dr. Marcel Áureo.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que as providências sejam tomadas com urgência, garantindo um ambiente de trabalho seguro e adequado para os profissionais de saúde e um atendimento de qualidade à comunidade.