O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo diretor Dr. Edmar Fernandes, participou na tarde da última terça-feira (13) de uma reunião, promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), para debater a questão da insegurança nos postos de saúde de Fortaleza.
A reunião contou com a participação do presidente do CREMEC, Dr. Helvécio Neves; dos conselheiros Dra. Maria Neodan, Dra. Ana Nocrato e Dr. Lino Antônio Cavalcanti; da coordenadora de Redes da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Luciana Passos; e do comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Coronel Vandicles.
Na ocasião, o diretor do Sindicato dos Médicos relatou os casos de violência ocorridos recentemente nas unidades de saúde, bem como reiterou preocupação da entidade com relação à segurança dos profissionais.
Entre os relatos, o posto de saúde Luís Franklin Pereira, localizado no bairro Coaçu, que foi alvo de assaltado três vezes no início deste ano. Os casos ocorreram em janeiro, março e abril, ambos com emprego de violência contra os funcionários e uso de armas de fogo.
Dr. Edmar Fernandes também ressaltou que durante as últimas visitas realizadas pelo Sindicato dos Médicos nos postos de saúde e CAPS, foram relatados sensação de insegurança, medo das ameaças e das situações de roubo no entorno dos locais que não contam com policiamento ostensivo.
Por fim, o diretor do Sindicato dos Médicos sugeriu a possibilidade de direcionar os novos concursados da Guarda Municipal para realizar segurança fixa nos postos de saúde. “Precisamos que seja apresentada uma solução urgente e efetiva para esta questão da segurança nos postos de saúde, que vem colocando em risco a vida dos profissionais e dos pacientes. Não é de agora que o Sindicato dos Médicos vem alertando sobre essa situação e cobrando providências”, afirma Dr. Edmar Fernandes.
O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhará ofícios à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sugerindo a disponibilidade de equipes da Guarda Municipal em frente aos postos de saúde da cidade.
Confira a pesquisa realizada pelo Sindicato dos Médicos sobre insegurança nas unidades de saúde. Clique aqui.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará