Insuficiência dos repasses mensais ao SOPAI impacta honorários médicos; Sindicato solicita esclarecimentos à SMS de Fortaleza
Os valores recebidos não cobrem pagamento integral da folha celetista e as notas fiscais dos médicos

O Sindicato dos Médicos encaminhou ofício, na última quinta-feira (10), à secretária da saúde de Fortaleza, Dra. Socorro Martins, manifestando preocupação e solicitando providências diante da recorrente situação enfrentada pelos médicos que atuam no Hospital Infantil Filantrópico SOPAI, unidade de grande relevância para a assistência pediátrica de Fortaleza.

O SOPAI é mantido por meio de doações, parcerias, convênios e políticas públicas, não possuindo fins lucrativos, e tendo como principal fonte de atendimento o Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio vigente entre a SMS e o hospital tem por objeto a integração da instituição à rede SUS, nos termos do Plano Operativo, contemplando, entre outras frentes, a assistência ambulatorial e hospitalar em pediatria, com funcionamento ininterrupto para urgência e emergência, e serviços de referência em atenção a crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas.

A entidade tem sido constantemente informada pela equipe médica sobre atrasos e dificuldades no pagamento dos honorários pelos serviços prestados. De acordo com informações, o valor repassado pela SMS ao SOPAI, após os descontos, tem se mostrado insuficiente para quitar integralmente a folha celetista e as notas fiscais dos médicos. Ainda conforme informações obtidas pela entidade, no mês de abril foi possível efetuar apenas 25% do pagamento das notas, com previsão de quitação do restante até o dia 20 do corrente mês.

Leia mais: Sindicato solicita esclarecimentos sobre atraso de pagamento dos médicos do SOPAI

“Este cenário vem se repetindo mensalmente o que compromete a previsibilidade financeira dos profissionais e pode impactar negativamente a continuidade e a qualidade da assistência à população pediátrica, principalmente considerando a complexidade dos serviços conveniados e o perfil de alta demanda da unidade”, Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.

Diante do exposto, o Sindicato dos Médicos do Ceará solicita, com urgência, esclarecimentos quanto ao motivo da insuficiência dos repasses mensais ao SOPAI para cobertura da folha médica e quais providências estão sendo adotadas por esta Secretaria para solucionar a problemática de forma definitiva.

A entidade solicita ainda a garantia de regularidade e pontualidade dos pagamentos, em respeito aos profissionais médicos e à manutenção da assistência adequada à população usuária do SUS.

O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as providências cabíveis para a regularização do repasse ao SOPAI.

Foto: Governo do Estado/Reprodução

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!